Zinco e Magnésio nas Doenças Cardíacas e Diabetes

Estudos Científicos
01/fev/2023

Auxiliam na Normalização dos Níveis de Insulina e Regulam o Metabolismo dos Carboidratos e das Lipoproteínas


Zinco e Magnésio nas Doenças Cardíacas e Diabetes

Auxiliam na Normalização dos Níveis de Insulina e Regulam o Metabolismo dos Carboidratos e das Lipoproteínas


O diabetes mellitus (DM) está associado a um risco aumentado de doença cardiovascular, ocasionando mortalidade anual de 5,4% em adultos, o que reduz sua expectativa de vida em 5 a 10 anos. Há maior prevalência de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e insuficiência vascular periférica em pacientes com diabetes quando comparado com os que não apresentam diabetes, especialmente em mulheres.

 

Magnésio e Zinco no Metabolismo Corpóreo

 O zinco e o magnésio contribuem substancialmente para a homeostase da glicose e do metabolismo das lipoproteínas. O magnésio participa como cofator em diferentes reações do metabolismo dos carboidratos e também auxilia na ação da insulina. Este mineral contribui também no metabolismo das lipoproteínas através da modulação da enzima 3-hidroxi-3-metil-glutaril-CoA redutase (HMG-CoA). Além disso, o magnésio apresenta ação anti-inflamatória, transporte transmembrana de íons e síntese proteica.

Alguns estudos demonstraram que o zinco afeta a homeostase da glicose e a secreção de insulina. Este mineral pode também diminuir a inflamação e o estresse oxidativo e também tem influência na coagulação e nos processos de agregação plaquetária, e ainda reduz a atividade dos canais de cálcio.

 A suplementação de zinco e magnésio pode contribuir significativamente na melhora de alguns parâmetros associados com as desordens metabólicas em pacientes com diabetes tipo 2 e doença coronariana, tais como:

 

Ø  Aumenta a capacidade antioxidante e dessa forma contribui para diminuição do estresse oxidativo;

Ø  Controla o metabolismo da glicose e das lipoproteínas;

Ø  Aumenta a sensibilidade à insulina;

Ø  Diminui a inflamação via redução da proteína C-reativa de alta sensibilidade (PCR-hs);

Ø  Auxilia na redução dos níveis de triglicerídeos;

Ø  Diminui os níveis de glicose em jejum.



Estudo Comprova:

Através de um estudo conduzido por Hamedifard et al. (2020) que teve como objetivo avaliar o impacto da suplementação de zinco e magnésio no controle glicêmico, níveis séricos de lipídios e nos biomarcadores do estresse oxidativo e inflamação em pacientes com doença cardíaca coronariana e diabetes mellitus tipo 2. 


Resultados

Ø  A suplementação de zinco e magnésio reduziu de maneira significativa os níveis de glicose em jejum (FPG) em -9,44 mg/dL (IC de 95%: -18,30 a -0,57 e p=0,03) e níveis de insulina em - 1,37 µIU/mL (IC de 95%: -2,57 a -0,18 e p=0,02) em comparação com o placebo;

Ø  Os níveis de HDL-colesterol aumentaram significativamente em 2,09 mg/dL (IC 95%: 0,05 a 4,13 e p=0,04) em comparação com o placebo;

Ø  Foi observado também uma associação entre a suplementação de zinco e magnésio e uma diminuição dos níveis da proteína C- reativa (PCR) -0,85 mg/L (IC de 95%: -1,26 a -0,45 e p<0,001), houve aumento nos níveis totais de nitrito 5,13 µmol/L (IC de 95%: 1,85 a 8,41 e p=0,003) e uma elevação da capacidade antioxidante total (TAC) em 43,44 mmol/L (IC95%: 3,39 a 83,5 e p=0,03) quando comparado com o placebo;

Ø  Além disso, a suplementação de zinco e magnésio reduziram o Beck Depression Inventory index (BDI) em -1,66 (IC: 95%: -3,32 a -0,009 e p=0,04) e Beck Anxiety Inventory (BAI) em -1,30 (IC de 95%: -2,43 a -0,16 e p=0,02) quando comparado com placebo.


Conclusão:

 Em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e com doença cardíaca coronariana, a suplementação por 12 semanas com zinco e magnésio apresentou efeitos benéficos nos seguintes parâmetros: FPG, HDL-colesterol, PCR, níveis de insulina, nitrito total, TAC, BDI e BAI. Esses dados sugerem que a suplementação com zinco e magnésio pode ser benéfica nesses pacientes. 


Referências bibliográficas

HAMEDIFARD, Z. et al. The effects of combined magnesium and zinc supplementation on metabolic status in patients with type 2 diabetes mellitus and coronary heart disease. Lipids Health Dis. 2020 May 28;19(1):112. doi: 10.1186/s12944-020-01298-4.



 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp