Vitamina K2 é Importante para Reduzir a Perda Óssea

Estudos Científicos
23/jun/2021

Entenda a ação da vitamina no fortalecimento dos ossos


Suplementação Vitamínica Impede a Perda Óssea na Pós-Menopausa

Vitamina k2 Apresenta Efeito Significativo em Baixas Doses Pode Prevenir a Diminuição da DMO

A Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços.

Os principais tipos de osteoporose são:

  • Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa;
  • Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos. Podem ocorrer fratura de coluna e também de quadril;
  • Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal, hepática, endócrina, hematológica ou =que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticoides.

Nos últimos anos o uso de nutracêuticos têm sido empregados com resultados significativos no aumento da Densidade Mineral Óssea (DMO) e na prevenção de quedas. Podem ser associados aos fármacos comumente utilizados na osteoporose e também dos efeitos colaterais.

Vitamina K2 e DMO

A vitamina K age como cofator de enzimas para diversas proteínas presentes no osso, especialmente a osteocalcina (OC). A vitamina K existe sob duas formas: a vitamina K1, ou filoquinona, encontrada em vegetais, e a vitamina K2 ou menaquinona (MK-4 ou MK-7). A vitamina K2 ativa a osteocalcina, uma proteína necessária para ligar o cálcio à estrutura óssea e fortalece o esqueleto, prevenindo a osteoporose e fraturas.


Estudo Comprova:

Vitamina k2 Reduz a Perda Óssea em Mulheres na Pós-Menopausa

O objetivo desse estudo conduzido por Zhang et al. (2020) foi avaliar os efeitos de baixas doses de vitamina k2 em monoterapia ou em combinação com cálcio e vitamina D3.

Resultados:

  • A perda óssea do pescoço do fêmur foi significativamente menor nas mulheres na pós-menopausa nos grupos 1 e 3 quando comparado com o placebo (p=0,006). Não foram observadas diferenças significativas nos homens avaliados;
  • A razão osteocalcina carboxilada (cOC)/osteocalcina não-carboxilada (ucOC) aumentou nos grupos que receberam a vitamina k, porém a dose de 90 mcg/dia de k2 apresentou os resultados mais significativos.

Conclusão:

A suplementação de k2 (90 mcg/dia) apresentou significativo efeito na diminuição da perda óssea em mulheres pós-menopausadas, a combinação com cálcio e vitamina D3 não trouxe efeitos adicionais.


Referências:

ZHANG, Y. et al. Effect of Low-Dose Vitamin K2 Supplementation on Bone Mineral Density in Middle-Aged and Elderly Chinese: A Randomized Controlled Study. Calcif Tissue Int. 2020 Feb 14.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp