Vitamina K Promove Diminuição do Tempo de Cicatrização

Estudos Científicos
01/mar/2021

Conheça a fundo como a vitamina K atua no organismo e ajuda nesse processo


Uso de Vitamina K Tópica nos Processos de Cicatrização

A Normalização da Coagulação Equilibra a Cicatrização de Feridas


A cicatrização de feridas é um processo fisiológico complicado essencial que consiste na atuação de muitas linhagens celulares. A coagulação, epitelização, granulação, colegenação e remodelação de tecidos são as fases da cicatrização de feridas. A coagulação é a resposta imediata à lesão inicial. A geração de trombina leva à agregação de uma massa de plaquetas e fibrina que preenche e estabiliza a ferida, impedindo mais perda de sangue.

Os fibroblastos se alinham ao longo da matriz de fibrina e começam a formar tecido conjuntivo, e os novos tecidos endoteliais começam a revascularizar o local, convertendo a ferida em tecido de granulação. Durante isso, as células epiteliais migram e proliferam através da superfície da ferida, deslocando a crosta até que a ferida seja fechada (repitelização).  

Embora algumas estratégias terapêuticas para feridas traumáticas agudas e pequenas áreas tenham sido propostas, essas estratégias não são eficazes em queimaduras de grandes áreas e feridas infectadas e crônicas.

Vitamina k

Essa vitamina é um cofator essencial para a carboxilação de resíduos específicos de ácido glutâmico para formar o ácido ?-carboxiglutâmico. Portanto, tem diferentes papéis na proliferação, mineralização óssea, apoptose, fagocitose, controle de crescimento, quimiotaxia e transdução de sinal. 

A vitamina K também possui propriedades redox e demonstrou alterar o metabolismo celular de uma maneira que pode conferir propriedades anti-inflamatórias.

Além disso, estudos também têm demonstrado que o sistema de coagulação sanguínea pode ser uma ferramenta para coordenar a angiogênese e o desenvolvimento vascular, especialmente no processo de cicatrização de feridas. Estudos clínicos estão sendo realizados com o objetivo de avaliar se o uso tópico da vitamina k tem a capacidade de melhorar os processos de cicatrização das feridas. 


Estudo Comprova

Vitamina K Promove Diminuição do Tempo de Cicatrização

O objetivo de um estudo conduzido por Pazyar et al. (2019) foi avaliar os efeitos da aplicação tópica de vitamina k nos processos de cicatrização de feridas. 

Para isso, 54 pacientes foram selecionados para participarem desse estudo clínico, randomizado e controlado por placebo. Eles foram divididos em Grupo 1 (Creme de vitamina K), Grupo 2 (Fenitoína) e Grupo 3 (Controle (Eucerin)).

Resultados:

Os efeitos produzidos pela aplicação tópica de vitamina k mostraram resultados significativos na diminuição do tempo de cicatrização das feridas (p<0,05) quando comparado com os grupos 2 e 3.

Conclusão:

Esse estudo clínico, randomizado e controlado sugere que a aplicação tópica de vitamina k reduz de maneira significativa o tempo de cicatrização de feridas.


Referências

PAZYAR, N. et al. Wound healing effects of topical Vitamin K: A randomized controlled trial. Indian J Pharmacol. 2019 Mar-Apr;51(2):88-92.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação. 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp