Vitamina D3 Na Rinossinusite Crônica com Polipose Nasal Após Cirurgia Endoscópica Sinusal

Estudos Científicos
22/mar/2023

Reduz a Recorrência de Pólipos Após FESS


Rinossinusite Crônica
Benefícios da Vitamina D3

A rinossinusite crônica (RSC) é uma condição comum caracterizada pela inflamação da mucosa do nariz e seios da face que continua por mais de 3 meses e é subdividida em rinossinusite crônica com polipose nasal (RSCcPN) e rinossinusite crônica sem polipose nasal (RSCsPN).


Rinossinusite Crônica sem Polipose Nasal

Aumento de citocinas T-helper-1 T-helper­-2 com infiltração de neutrófilos e eosinófilos.


Rinossinusite Crônica com Polipose Nasal

Perfil imunológico Th2-enviesado com aumento de mastócitos e eosinófilos.


O aumento de eosinófilos está entre as características mais evidentes da RSCcPN, e o nível de eosinofilia da mucosa tem correlação com mais doenças nasossinusais substanciais e menor probabilidade de sucesso cirúrgico.


Vitamina D3

 A vitamina D3 é um hormônio secosteroide que regula a homeostase óssea e do cálcio e tem efeitos imunomoduladores em monócitos-macrófagos e células T.

®    Efeitos antiproliferativos;

®    Efeitos anti-inflamatórios;

®    Papel crucial na saúde respiratória. 


Além disso, os derivados da vitamina D inibem a proliferação de fibroblastos derivados de pólipos nasais. 


Por outro lado, a deficiência de vitamina D3 está inversamente correlacionada com as infecções do trato respiratório superior, e os níveis maiores de vitamina D3 estão associados à diminuição da possibilidade de complicações relacionadas à asma, bem como ao uso reduzido de medicamentos anti-inflamatórios. 



Estudo Comprova

Esse estudo triplo-cego, placebo-controlado e clínico teve como objetivo investigar os efeitos da vitamina D3 oral na recorrência de pólipos após cirurgia endoscópica sinusal (FESS).


Resultados

ü  Após 6 meses de intervenção, a severidade dos pólipos foi reportada como significativamente menor no grupo 1 comparado ao grupo 2, de acordo com o Sino-Nasal Outcome Test (SNOT-22; 16,25±10,16 grupo 1 vs. 47,45±13,55 grupo 2) e escores Meltzer (0,50±0,60 grupo 1 vs. 2,65±0,93 grupo 2);

ü  Nenhum efeito adverso foi observado.


Conclusão

 Esse estudo demonstrou a eficácia e segurança da suplementação de vitamina D na redução da recorrência de pólipos após FESS em pacientes com rinossinusite crônica com polipose nasal.


Referências

HASHEMIAN, F.; SADEGH, S.; JAHANSHAHI, J.; SEIF RABIEI, M. A. et al. Effects of Vitamin D Supplementation on Recurrence of Nasal Polyposis after Endoscopic Sinus Surgery. Iranian journal of otorhinolaryngology, 32, n. 108, p. 21-28, 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp