Vitamina D3 como Adjuvante no Gerenciamento da Dermatite Atópica em Crianças

Estudos Científicos
21/fev/2023

Reduz Significativamente a Pontuação de EASI


Dermatite Atópica em Crianças

Papel da Vitamina D

Estudos clínicos e observacionais demonstraram que a deficiência de vitamina D (Vit D) pode ser um fator a ser considerado na fisiopatologia da DA.

A vitamina D3 se correlaciona bem com a síntese de proteínas que são necessárias para a função de barreira da pele. Esses mecanismos sugerem um papel da 1,25-di-hidroxivitamina D na modulação da gravidade da DA.


Muitas pesquisas investigaram a diferença entre os níveis de 25-di-hidroxivitamina D 25 (OH) D em pacientes pediátricos com DA e o controle saudável compatível:


Deficência de Vitamina D na DA

® Uma meta-análise desses estudos encontrou uma deferência média de -16 nmol/L em pacientes pediátricos com DA em comparação com o controle saudável;

®    O agravamento da DA no inverno, especialmente em países de latitudes mais altas, onde os níveis séricos de 25(OH)D tendem a ser predominantemente baixos nesta estação, foi documentado;

® Além disso, polimorfismos genéticos do receptor de Vit D foram identificados como contribuintes para o desenvolvimento de DA.


Suplementação de Vitamina D na DA

Uma meta-análise recente de estudos intervencionistas documentou que a suplementação de Vit D foi associada à redução clinicamente relevante na gravidade da doença de DA em pacientes adultos e pediátricos. No entanto, esse foi um estudo com algumas limitações.

Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo avaliar o impacto da suplementação de vitamina D na resposta ao tratamento padrão em crianças com dermatite atópica severa. Os resultados obtidos foram:


ü  O grupo 1 atingiu um nível significativamente mais alto de 25 hidroxivitamina D em comparação com o grupo de controle na semana 12;

ü  A pontuação média de EASI foi significativamente menor no grupo 1 em comparação com o grupo de placebo;

ü  A mudança percentual na pontuação EASI da linha de base diferiu significativamente entre os grupos 1 (56,44±29,33) e placebo (42,09±19,22) após a intervenção.


Conclusão

A suplementação de vitamina D pode ser um tratamento adjuvante eficaz na melhora dos resultados clínicos na dermatite atópica grave.


Referências bibliográficas

MANSOUR, N. O.; MOHAMED, A. A.; HUSSEIN, M.; ELDEMIRY, E. et al. The impact of vitamin D supplementation as an adjuvant therapy on clinical outcomes in patients with severe atopic dermatitis: A randomized controlled trial. Pharmacol Res Perspect, 8, n. 6, p. e00679, Dec 2020.





Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp