Vitamina D3 + Picolinato de Cromo Auxilia na Melhora dos Distúrbios Metabólicos Associados com o Diabetes

Estudos Científicos
03/mar/2021

Entenda como a associação auxilia no tratamento do diagnóstico


Uso de Micronutrientes na Melhora da Resistência à Insulina

Vitamina D3 + Picolinato de Cromo Reduz a Inflamação e Neutraliza as EROs

 

A diabetes tipo 2 é uma alteração metabólica muito comum, que causa complicações devastadoras para o indivíduo que não controla os níveis de glicose sanguínea. A melhora da resistência à insulina (HOMA-IR) é um fator que demonstra que os níveis de glicose estão controlados e há uma diminuição do risco de se desenvolver doenças cardiovasculares nesse grupo de paciente.  As citocinas inflamatórias, tais como, o TNF-a e a IL-6 podem alterar o funcionamento das células beta.

 

Uso de Micronutrientes em Indivíduos com Diabetes Tipo 2


Em pacientes que não respondem adequadamente aos fármacos tradicionalmente utilizados para o controle da diabetes há a possibilidade de se suplementar com micronutrientes.

 

Dentre esses, destacam-se a vitamina D3 e o cromo, os quais desempenham um papel chave na regulação do metabolismo dos carboidratos e auxiliam no bom funcionamento da insulina.

Os pacientes com diabetes tipo 2 apresentam níveis circulantes baixos de vitamina D3 e de cromo, quando comparados com indivíduos saudáveis.

 

Vitamina D3

A vitamina D3 auxilia na melhora dos níveis do HOMA-IR através de diferentes mecanismos, tais como: regula a secreção de insulina, atenua a inflamação e diminui os efeitos causados pelas espécies reativas de oxigênio (EROs).

Cromo

Já o cromo desempenha papel na melhora dos níveis do HOMA-IR através do aumento da função do receptor de insulina, minimiza os efeitos do estresse oxidativo e atenua os processos inflamatórios.

Inúmeros estudos clínicos buscam avaliar as consequências da associação de vitamina D3 e do cromo na sensibilidade à insulina e  em alguns parâmetros inflamatórios, como na concentração de TNF-a.


Estudo Comprova

Vitamina D3 + Picolinato de Cromo Auxilia na Melhora dos Distúrbios Metabólicos Associados com o Diabetes

 

Estudo conduzido por Imanparast et al. (2019) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de vitamina D e picolinato de cromo na resistência à insulina, glicose em jejum, hemoglobina glicada, perfil lipídico e TNF-a.

Assim, 92 pacientes com diabetes tipo 2 foram randomicamente alocados em Grupo 1 (Placebo), Grupo 2 (Vitamina D3), Grupo 3 (Picolinato de Cromo) e Grupo 4 (Vitamina D3 + Picolinato de Cromo).


Resultados:

 Ø  Os níveis de HOMA-IR (marcadores da sensibilidade à insulina) foram aumentados nos grupos 1 e 2 após a intervenção. Sendo que, no grupo 1, o aumento foi mais significativo;

Ø  Os níveis de HOMA-IR foram melhorados nos grupos 3 e 4 durante o período de intervenção;

Ø   O TNF-a foi reduzido de maneira significativa nos grupos 2, 3 e 4 após o período de avaliação;

Ø  Os níveis de glicose em jejum, hemoglobina glicada e o perfil lipídico não foram alterados em nenhum grupo avaliado.

 

Conclusão:

A associação de cromo e vitamina D3 foi efetiva no controle e melhora dos escores associados com a resistência à insulina e reduz a concentração sérica de TNF-a em pacientes com diabetes tipo 2. 


Referências

IMANPARAST, F. et al. The effects of chromium and vitamin D3 co-supplementation on insulin resistance and tumor necrosis factor-alpha in type 2 diabetes: a randomized placebo-controlled trial. Appl Physiol Nutr Metab. 2019 Oct 8.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação. 


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp