Vitamina C vs Tranexâmico I Melasma

Bom Dia Ciência
14/set/2022



Olá meus Amigos! Bom dia pra todos!


Olha que estudo interessante esse estudo de meia face comparando vitamina C 20% associada a microagulhamento versus ácido tranexâmico 10% também associado a microagulhamento em mulheres com melasma.


Todos os pacientes receberam Ácido Tranexâmico no lado direito da face e Vitamina C no lado esquerdo sendo ambos os lados foram aplicados via microagulhamento de 0.5mm. Ao todo foram realizadas três sessões quinzenais.


Resultados: Após a primeira sessão, observou-se maior melhora com ácido tranexâmico. Ao final de 6 semanas, o índice de gravidade da área do melasma modificado, a avaliação global do médico e a avaliação global do paciente mostraram melhora significativa tanto com ácido tranexâmico quanto com vitamina C. No entanto, a diferença entre eles não foi estatisticamente significativa (p>0,05).


Os autores concluíram que o ácido tranexâmico quanto a vitamina C são terapias potentes para o melasma como adjuvante ao microagulhamento.


Embora na metodologia não cite a vitamina C utilizada, na introdução do artigo é citado o ácido ascórbico, mas senti falta do valor de pH final da formulação, pois na prática, pode ocorrer um certo desconforto ao aplicar microagulhamento com ácido ascórbico. A explicação por não ser citado nenhum desconforto pode ter sido em função dos participantes terem recebido um creme anestésico antes da aplicação.


Fica minha dica de leitura de hoje

Abraços

Lucas Portilho

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade