Vitamina C em Gestantes Tabagistas Aumenta a Função Respiratória e Melhora a Saúde do Bebê

Estudos Científicos
31/mai/2021

Entenda a ação da vitamina C no desenvolvimento do feto


Efeitos do Tabagismo durante a Gestação

Suplementação de Vitamina C por Mães Fumantes Melhora a Função Pulmonar nos Bebês

O tabagismo na gestação é considerado como um dos mais importantes fatores de risco previsíveis para desfechos desfavoráveis tanto para a gestante quanto para o feto. Isto porque o tabagismo está associado à restrição do crescimento fetal e a ocorrência de natimortos, partos prematuros, ruprema (ruptura prematura de membranas) e morte súbita do lactente.

Além de aumentar o risco de aborto espontâneo, gestações ectópicas e placenta prévia, o tabagismo pode ainda aumentar ao longo da vida o risco de desordens comportamentais e cognitivas, sobrepeso/obesidade, doenças respiratórias, redução da função pulmonar e adição ao tabaco.

Tabagismo na Gestação e Função Pulmonar do Bebê

Estudos mostram que as crianças expostas ao tabaco no útero podem apresentar um desenvolvimento prejudicado dos pulmões, o que dificulta a função pulmonar ao longo da vida.

Essas crianças têm pontuação mais baixa em testes de função pulmonar (TFP) no momento do nascimento, são mais propensas a sofrer de asma na infância e a serem hospitalizadas por infecções respiratórias. Alguns estudos mostram que as crianças nascidas de mulheres que fumaram durante a gravidez sofrem diminuição da função pulmonar até completarem 21 anos de idade.

Suplementação de Vitamina C em Gestantes Fumantes Melhora o fluxo de Ar de Bebês

A suplementação de vitamina C pode compensar alguns danos causados à função pulmonar em crianças nascidas de mulheres que fumaram durante a gravidez. Alguns estudos demonstram que filhos de mulheres fumantes que ingeriram vitamina C tiveram melhores resultados em testes de função pulmonar do que filhos de fumadoras que receberam o placebo.

As crianças do grupo na qual as mães foram suplementadas com vitamina c estavam menos propensas a terem secreções pulmonares até um ano de idade do que as crianças que não receberam a vitamina c. Por volta de um ano de idade, não houve diferença na pontuação de testes de função pulmonar entre crianças dos grupos vitamina C e placebo.

Estudo Comprova

Efeitos da Vitamina C no fluxo de Ar nos Bebês de Gestantes Fumantes

Estudo conduzido por McEvoy et al. (2019) teve como objetivo determinar a eficácia da suplementação de vitamina c em gestantes fumantes e avaliar quais são os efeitos dessa vitamina nos recém-nascidos. Foram medidos o fluxo expiratório forçado (FEFs) aos três meses de idade do bebê.

Resultados:

Ø  Os bebês de gestantes fumantes tratadas com vitamina c apresentaram os seguintes FEFs aos três meses de idade em comparação com aqueles que receberam placebo: FEF 75 (200,7 vs. 188,7 ml/segundo, p=0,10), FEF50 (436,7 vs. 408,5 ml/segundo, p=0,02) e FEF25 a 75 (387,4 vs. 365,8 ml/segundo, p=0,04);

Ø  FEF dos bebês pareciam estar associados negativamente com os alelos de risco materno para o receptor nicotínico alfa 5 da acetilcolina.

Conclusão:

O padrão FEF75 não foi melhorado após a suplementação com a vitamina c nas grávidas fumantes, porém as medidas FEF50 e FEF25-75 foram melhoradas de maneira significativa. Esses resultados demonstram que houve uma melhora do fluxo de ar (FEF50 e FEF25-75) nas bebês de três meses de idade após a suplementação materna de vitamina c. 


Referências Bibliográficas:

McEvoy, CT. et al. Oral Vitamin C (500 mg/d) to Pregnant Smokers Improves Infant Airway Function at 3 Months (VCSIP). A Randomized Trial. Am J Respir Crit Care Med. 2019 May 1;199(9):1139-1147.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp