Efeitos da Suplementação de Vitamina B12 na Cognição no
Recém-nascido
Vitamina B12 Aumenta os Escores Cognitivos em Crianças de Mães Suplementadas com B12
O estado nutricional materno, incluindo a vitamina B12, é importante para o desenvolvimento das funções cerebrais. A nutrição no período gestacional é de extrema importância, já que as mudanças fisiológicas e metabólicas predispõem ao aumento da necessidade nutricional de diversas substâncias.
A dieta da mãe influencia na saúde dos recém-nascidos e, portanto, a suplementação de micronutrientes no período pré-gestacional e no início da gestação faz-se necessária na tentativa de correção de estoques depletados. No entanto, a deferência múltipla de micronutrientes é comum quando a dieta é pobre em diversidade de alimentos.
A vitamina B12 está presente nos alimentos de origem animal, como as carnes, o leite e seus derivados. A deficiência dessa vitamina tem sido associada, em muitos países, à dieta ausente ou deficiente em carne e outros produtos de origem animal. Durante a gestação e a lactação, há evidências do aumento da prevalência de baixas concentrações de vitamina B12 em crianças e também nas mães. Vários estudos também avaliam as consequências de uma deficiência de vitamina B12 no desenvolvimento neurológico do recém-nascido.
Vitamina B12 e Cognição em Recém-Nascidos
A vitamina B12 é um micronutriente importante envolvido no desenvolvimento do cérebro durante o início da vida. Estudos demonstraram que o status deficiente de vitamina B12 está associado ao fraco desenvolvimento cognitivo em crianças. No entanto, os resultados de estudos que examinaram a associação entre o nível de B12 materno e as funções cognitivas na infância foram inconsistentes.
Além disso, dois estudos observacionais
relataram que as funções cognitivas estavam diminuídas em filhos de mulheres
com deficiência de vitamina B12 e baixo ingestão. Duas revisões sistemáticas
sobre o uso de micronutrientes em gestantes demonstraram populações com alto
grau de deficiência em determinados micronutrientes. O estudo descrito na
página seguinte avaliou os efeitos da suplementação de vitamina B12 no
desenvolvimento neurológico do bebê.
Estudo
Comprova
Suplementação de Vitamina B12 em Mulheres Grávidas e seus Efeitos na Função Cognitiva dos Bebês
Estudo conduzido por Thomas et al. (2019) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação maternal de vitamina B12, durante a gravidez, na função cognitiva dos recém-nascidos.
Resultados:
Ø As crianças nas quais as mães receberam vitamina b12 durante a gravidez apresentaram escores significativamente mais elevados no quesito linguagem quando comparado com as crianças de mães que foram tratadas apenas com placebo;
Ø As crianças de mães, não tratadas com a vitamina b12 e que apresentavam níveis elevados de homocisteína no segundo ou terceiro mês de gravidez, apresentavam escores mais baixos nos quesitos linguagem e domínios relacionados com a função motora.
Conclusão:
A suplementação materna de vitamina B12 durante a gravidez foi associada com elevada melhora nos escores que medem o grau de linguagem nas crianças com 30 meses de idade. Níveis elevados de homocisteína maternos (mães não tratadas com vitamina b12) foram associados com pontuações menores nos escores que medem a expressão da linguagem e os domínios motores.
Referências Bibliográficas:
THOMAS, S. et al. Effect of Maternal Vitamin B12 Supplementation on Cognitive Outcomes in South Indian Children: A Randomized Controlled Clinical Trial. Matern Child Health J. 2019 Feb;23(2):155-163.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!