Patologia Cardíaca
Benefícios do Ômega-3
A insuficiência cardíaca congestiva, independentemente da etiologia, está associada à inflamação e aumento do estresse oxidativo, enquanto o suporte inotrópico de curto prazo resulta na redução dos marcadores de estresse oxidativo e inflamatório.
Numerosos artigos relataram que a insuficiência cardíaca é caracterizada por inflamação crônica local e sistêmica.Pacientes caninos e humanos com insuficiência cardíaca têm níveis elevados de uma série de marcadores inflamatórios. As citocinas pró-inflamatórias, especialmente TNF-a, IL-1 e IL-6, agravam as anormalidades hemodinâmicas, exercem efeitos tóxicos diretos no coração e desempenham um papel na inflamação, perda de tecido e perda de peso.
O estresse da parede, presente no coração sobrecarregado, causa inflamação estéril que contribui para a insuficiência cardíaca. A isquemia em vários tecidos, incluindo músculos esqueléticos e intestino, como consequência de vasoconstrição e subperfusão na insuficiência cardíaca, também induz inflamação. A mucosa intestinal subperfundida leva ao aumento da permeabilidade intestinal e aumenta a translocação de bactérias e suas toxinas para o sangue, contribuindo assim para a inflamação sistêmica.
Consumo de Ômega-3
à Estudos epidemiológicos mostraram uma correlação inversa entre o consumo de peixes ou outras fontes de ácidos graxos n-3 na dieta e eventos cardiovasculares. Vários mecanismos de ação para o efeito favorável dos ácidos graxos n-3 da dieta sobre os fatores implicados na patogênese da aterosclerose foram descritos. Estudos em cães, suínos e primatas não humanos têm mostrado consistentemente efeitos benéficos em vários modelos de doenças vaso-oclusivas.
à Os efeitos anti-inflamatórios e antiarrítmicos dos ácidos graxos ômega-3 podem ser benéficos no controle da perda de massa magra e arritmias comuns na insuficiência cardíaca. No entanto, os ácidos graxos ômega-3 também podem ter efeitos positivos no metabolismo energético do miocárdio, função endotelial, frequência cardíaca e pressão arterial e função imunológica.
Estudo Comprova
Resultados:
ü Os resultados sugerem que a suplementação com óleo de peixe, mas não com óleo de linhaça, por 6 semanas reduz a arritmia em boxers com ARVC e que pode ser útil no tratamento dessa doença comum. Mais estudos são necessários para determinar a dose ideal e a duração do tratamento.
Referências bibliográficas
FREEMAN, L. M. Beneficial effects of omega-3 fatty acids in cardiovascular disease. J Small Anim Pract, 51, n. 9, p. 462-470, Sep 2010.
FREEMAN, L. M.; RUSH, J. E.; KEHAYIAS, J. J.; ROSS, J. N., JR. et al. Nutritional alterations and the effect of fish oil supplementation in dogs with heart failure. J Vet Intern Med, 12, n. 6, p. 440-448, Nov-Dec 1998.
SMITH, C. E.; FREEMAN, L. M.; RUSH, J. E.; CUNNINGHAM, S. M. et al. Omega-3 fatty acids in Boxer dogs with arrhythmogenic right ventricular cardiomyopathy. J Vet Intern Med, 21, n. 2, p. 265-273, Mar-Apr 2007.
VON SCHACKY, C.; HARRIS, W. S. Cardiovascular benefits of omega-3 fatty acids. Cardiovasc Res, 73, n. 2, p. 310-315, Jan 15 2007.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!