S. boulardii
Benefícios
Os micro-organismos vivos que, quando administrados em quantidade suficiente, conferem benefício à saúde do hospedeiro são denominados probióticos. Tais micro-organismos são utilizados em preparações farmacêuticas ou produtos fermentados.
S. boulardii
É uma levedura não patogênica, isolada da fruta lichia, na Indochina, e cresce na temperatura de 37°C.
à A levedura S. boulardii pode proteger os
animais contra a ação do C. difficile pela liberação de uma protease que
cliva as toxinas A e B dessa bactéria, inibindo, deste modo, os efeitos na
mucosa do cólon;
à
Evidências
sugerem que a modulação da resposta imune específica e não específica (figura
2) pode ser outro mecanismo pelo qual os probióticos protegem o hospedeiro
contra as desordens gastrointestinais;
à Vários mecanismos de ação da levedura em infecções experimentais foram extensivamente estudados. Ensaios em animais e seres humanos, assim como estudos in vitro, mostraram que S. boulardii pode ter um papel protetor e atividades específicas contra vários patógenos entéricos.
O S. boulardii está muito relacionado com S. cerevisiae e, por este motivo, propôs-se a denominação de S.cerevisiae var. boulardii. No entanto, pesquisadores (utilizando polimorfismo de microsatélite) identificaram uma sequência específica 9 (CAG) no lócus 4, presente apenas em S. boulardii, e deste modo conferindo uma possível identifidade à espécie S. boulardii, que não a de uma linhagem da espécie S. cerevisiae (HELENA SOUSA PIETRA PEDROSO, 2011).
Este estudo prospectivo não randomizado, duplo-cego e controlado por placebo avaliou os efeitos de S. boulardii em cães saudáveis e cães com enteropatias crônicas, CE (D'ANGELO; FRACASSI PHD; BRESCIANI; GALUPPI et al., 2018).
Resultados:
ü Nos cães saudáveis, S. boulardii atingiu estado estacionário em cinco dias, mas foi completamente eliminado no dia quatro, após a administração. Nenhum efeito colateral de curto prazo foi visto. O índice de atividade clínica, a frequência e a consistência das fezes e o escore de condição corporal melhoraram significativamente em cães com CE que receberam S. boulardii versus placebo.
Conclusão:
S. boulardii pode ser usado com segurança em cães com CE e parece alcançar melhor controle dos sinais clínicos do que a terapia padrão sozinha.
Referências:
D'ANGELO,
S.; FRACASSI PHD, F.; BRESCIANI, F.; GALUPPI, R. et al. Effect of Saccharomyces boulardii
in dogs with chronic enteropathies: double-blinded, placebo-controlled study. Veterinary
Record, 182, n. 9, p. 258-258,
2018/03/01 2018. https://doi.org/10.1136/vr.104241.
HELENA SOUSA
PIETRA PEDROSO, S. Ação probiótica da levedura Saccharomyces boulardii. Belo
Horizonte: Departamento
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!