Dislipidemia e Função
Endotelial
Benefícios do
Ubiquinol
A dislipidemia, caracterizada como alteração de uma ou mais frações de lipídeos sanguíneos, incluindo colesterol total (CT), lipoproteína de baixa densidade (LDL), triglicerídeos e lipoproteína de alta densidade (HDL), é um dos maiores fatores de risco para Doenças Cardiovasculares (DCV).
Coenzima Q10 -Quinona
endógena lipofílica que desempenha um papel fundamental na bioenergética
mitocondrial.
Ubiquinol - Forma reduzida da Coenzima Q10, com atividade antioxidante, especialmente no compartimento vascular, impedindo a oxidação do LDL. Recentemente foi demonstrado que, além desses mecanismos, o ubiquinol é capaz de afetar a bioquímica celular, modulando a expressão gênica e promovendo efeitos anti-inflamatórios.
Estudo Comprova
Ubiquinol
Melhora a Disfunção Endotelial Relacionada à Dislipidemia
Nesse estudo randomizado, duplo-cego e unicêntrico, os pesquisadores avaliaram as alterações na vasodilatação dependente do endotélio pelo ubiquinol em indivíduos saudáveis com dislipidemia moderada.
Resultados:
- A análise dos dados dos 48 pacientes que completaram o estudo demonstrou um aumento significativo na dilatação fluxo-mediada da artéria braquial em ambos os grupos tratados (1 e 2) comparado ao placebo, e um aumento acentuado nos níveis de CoQ10 plasmática, tanto total quanto na forma reduzida;
- O nitrito e nitrato sérico (NOx) aumentaram
significativamente e de forma dose-dependente em todos os indivíduos dos grupos
1 e 2, enquanto o tempo de atraso na oxidação do LDL melhorou
significativamente no grupo 1.
Conclusão:
O ubiquinol melhorou significativamente a disfunção endotelial relacionada à dislipidemia. Esse efeito foi fortemente associado ao aumento da biodisponibilidade do óxido nítrico e foi parcialmente mediado pelo aumento da proteção antioxidante do LDL.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!