Tripla Combinação Tópica é Eficaz no Gerenciamento do Eritema Pós-Acne

Estudos Científicos
07/mai/2024

Associação de Ácido Tranexâmico, Oximetazolina e Brimonidina Promove Melhora do EPA


Eritema Pós-Acne

Benefícios da Tripla Combinação

 

 

O eritema pós-acne (EPA) é uma sequela comum da acne e representa um desafio terapêutico, no qual não possui tratamentos confiáveis disponíveis. Embora algumas lesões possam melhorar espontaneamente com o tempo, algumas podem persistir por 2 a 6 meses.


A EPA ocorre devido a alterações na dilatação microvascular relacionadas à cicatrização de feridas no plexo microcapilar na derme muito superficial que são caracterizadas por vermelhidão geral na pele.


Além disso, a epiderme mais fina ainda está em processo de maturação após o reparo, permitindo que mais luz incidente seja refletida na microvasculatura dilatada, o que aumenta a vermelhidão percebida.


Essas alterações são mais evidentes em pacientes sob uso de isotretinoína, ou em outros pacientes devido também ao uso de alguns agentes anti-acne tópicos (como tretinoína).

 

Ácido Tranexâmico

É um agente anti-fibrinolítico que demonstrou efeitos positivos na cicatrização de feridas em diversos estudos, além de possuir benefícios no tratamento de desordens de pele como melasma, rosácea e pigmentação induzida por radiação ultravioleta. Ele atua reduzindo o eritema ao suprimir as citocinas pró-inflamatórias (IL-6 e TNF-a) e a angiogênese.


Oximetazolina

É um agonista simpatomimético do tipo imidazolina sintético que é altamente seletivo pelo adrenoreceptor-1A alfa e parcialmente seletivo pelo receptor 2A alfa. É um potente vasoconstritor com propriedades anti-inflamatórias.


Brimonidina

É um agonista adrenérgico seletivo do receptor a2, que atua como vasoconstritor de pequenas arteríolas e veias. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias demonstradas em estudos em animais. 



 

Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança da tripla combinação tópica no tratamento de eritema pós-acne persistente (EPAP) planejado como estudo comparativo de face dividida.


Resultados

De acordo com a avaliação global do investigador de fotografias e análise computadorizada de eritema usando software de análise de imagem, a tripla combinação tópica aplicada no lado direito da face foi significativamente eficaz na diminuição da EPAP quando comparada ao placebo tópico no lado esquerdo.

 

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que a tripla combinação tópica (Ácido Tranexâmico, Brimonidina e Oximetazolina)  é um tratamento seguro e econômico para EPAP.


Referências bibliográficas

AGAMIA, N.; EL-NAGDY, S.; EL-ARINY, A. A split face comparative study using a novel triple combination therapy for the treatment of persistent post acne erythema. Dermatol Ther, p. e15327, Jan 20 2022.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp