Tratamento
do Vitiligo com 5-Fluorouracil
Associado ao Laser Aumenta a Taxa de Sucesso da Doença
O vitiligo é uma doença crônica despigmentante que atinge a pele, com o surgimento de máculas brancas, ocasionadas pela perda funcional dos melanócitos da epiderme. Essa desordem pigmentar adquirida é comum em todas as raças, afetando pelo menos 1% do total da população antes dos 20 anos de idade.
Diversos
estudos têm sugerido a presença aumentada de anticorpos antimelanócitos e um
desequilíbrio de subtipos células T (CD4+/CD8+ e Tregs), que juntamente com
seus defeitos funcionais podem resultar na destruição dos melanócitos.
O Vitiligo continua sendo um grande desafio dermatológico, apesar da disponibilidade de grandes modalidades terapêuticas.
Tratamento
Ø As opções terapêuticas incluem corticosteroides tópicos e sistêmicos, inibidores da calcineurina, calcipotriol, fototerapia e Excimer laser.
Ø A terapia com corticosteroides é a mais comum, mas há a preocupação com seu uso prolongado, podendo causar atrofia, telangiectasia, hipertricose e acne.
5-Fluorouracil
Este fármaco é um importante quimioterápico contra vários tipos de neoplasias. É considerado a espinha dorsal de múltiplos esquemas terapêuticos. Algumas avaliações têm demonstrado que há uma hiperpigmentação localizada durante seu o uso, o que foi considerado como um efeito colateral do fármaco. Porém, foi este fato que chamou a atenção para o uso dessa substância em indivíduos com vitiligo. Inclusive há estudos que mostram o uso desse fármaco em associação com outras formas de tratamento.
Adição de 5-fluorouracil ao Tratamento à Laser em pacientes com Vitiligo Aumenta a Eficácia da Terapia
Um estudo conduzido por Abdelwahab et al. (2020) comparou a eficácia da terapia combinada do 5-fluorouracil e do laser em pacientes com vitiligo resistente.
Resultados:
ü A taxa de repigmentação no grupo 1 variou de 0 a 70%,
enquanto no grupo 2 a taxa foi variável entre 0 a 5%;
ü A repigmentação foi levem em 22 pacientes (73,3%) e moderada em 3 pacientes (10%) após três meses de tratamento. Esta taxa aumentou ou persistiu durante os nove meses seguintes;
Conclusão:
A combinação de laser e creme de 5- fluorouracil foi seguro e eficaz no tratamento e melhora do vitiligo principalmente em áreas resistentes.
Referências Bibliográficas:
ABDELWAHAB, M. et al. Effect of Topical 5-Fluorouracil Alone versus Its Combination with Erbium:YAG (2940 nm) Laser in Treatment of Vitiligo. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2020 Jan 23;13:77-85.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!