Terapia Tópica com Tacrolimus no Vitiligo Facial

Estudos Científicos
16/mai/2023

Promove Melhora da Repigmentação das Lesões


Vitiligo

Tratamento com Tacrolimus


O vitiligo é uma doença cutânea adquirida, idiopática, caracterizada por máculas branco-nacaradas de diferentes tamanhos e formas, com tendência a aumentar centrifugamente de tamanho. Pode acometer todas as raças, ambos os sexos e surgir em qualquer idade, com média de aparecimento ao redor dos 20 anos.


Existem diferentes opções de tratamento que incluem terapias farmacológicas tópicas e orais, diferentes modalidades de fototerapia, procedimentos cirúrgicos, medidas cosméticas e psicoterapia. No entanto, a doença é frequentemente refratária aos vários tipos de tratamento.

Inibidores da Calcineurina Tópicos

Os inibidores da calcineurina tópicos são uma alternativa aos corticosteroides tópicos, usados com sucesso, no qual promovem efeito imunomodulador sem induzir os efeitos secundários dos corticosteroides.

 

®    Os efeitos na repigmentação são similares ou ligeiramente inferiores aos corticosteroides tópicos, mas o efeito ocorre mais precocemente.


Tacrolimus

O tacrolimus é um inibidor da calcineurina e um imunossupressor local. Um estudo anterior avaliou a eficácia do tacrolimus vs. microagulhamento em monoterapia ou associado com o tacrolimus em pacientes com vitiligo localizado e estável. De acordo com os resultados, a combinação com tacrolimus mostrou resultados promissores no processo de repigmentação da pele.


Esse estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego e paralelo teve como objetivo avaliar a eficácia do tacrolimus comparado a de um veículo na repigmentação em pacientes adultos com vitiligo facial.


Resultados

ü  O sucesso terapêutico foi alcançado em 65% dos pacientes tratados com tacrolimus versus 0% dos pacientes tratados com veículo na semana 24;

ü  Apenas 40% das recidivas foram observadas em 48 semanas.

 

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que o tacrolimus  duas vezes ao dia mostrou eficácia superior à do veículo durante 24 semanas de intervenção e 24 semanas de acompanhamento em pacientes adultos com vitligo facial.


Referências bibliográficas

 

EBRAHIM, H. M.; ALBALATE, W. Efficacy of microneedling combined with tacrolimus versus either one alone for vitiligo treatment. Journal of Cosmetic Dermatology, 19, n. 4, p. 855-862, 2020/04/01 2020. https://doi.org/10.1111/jocd.13304.

SENESCHAL, J.; DUPLAINE, A.; MAILLARD, H.; PASSERON, T. et al. Efficacy and Safety of Tacrolimus 0.1% for the Treatment of Facial Vitiligo: A Multicenter Randomized, Double-Blinded, Vehicle-Controlled Study. J Invest Dermatol, Feb 4 2021.






Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp