Tadalafil vs. Tansulosina no Gerenciamento da HPB

Estudos Científicos
02/jun/2024

Opções Eficazes nos Escores de IPSS, Pico de Fluxo Urinário e Volume Residual Pós-Micção


HPB

Mecanismo de Ação do Tadalafil e Tansulosina

 

 

O impacto do envelhecimento em homens envolve várias alterações físicas no corpo, incluindo sinais e sintomas como os do trato urinário inferior (LUTS), secundários à hiperplasia prostática benigna (HPB) e disfunção erétil (DE).


A presença e severidade dos LUTS são um fator de risco conhecido para disfunções sexuais, incluindo a disfunção erétil em homens mais velhos.


A hiperplasia prostática benigna é definida como uma alteração histológica caracterizada pela hiperplasia sem malignidade do tecido prostático, causada pela proliferação celular dos tecidos epiteliais e do músculo liso na zona de transição prostática.

 

Tadalafil

O Tadalafil é um medicamento estabelecido para pacientes com hiperplasia prostática benigna (HPB) que sofrem de sintomas do trato urinário inferior (LUTS).


O tadalafil melhora os LUTS através da inibição das isoenzimas PDE5, que levam ao aumento da atividade da via óxido nítrico/guanosina monofosfato cíclica, gerando um relaxamento do músculo liso na bexiga, uretra e próstata.


Tansulosina

A Tansulosina é um bloqueador da ação dos receptores adrenérgicos da próstata, diminuindo o seu crescimento anormal.


Reduz a tensão da musculatura da próstata e uretra (canal de saída da urina), facilitando assim a eliminação da urina. O tempo médio estimado para início da ação é entre 4 e 8 horas.


Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo avaliar a segurança e a eficácia do tadalafil vs. tansulosina em pacientes com hiperplasia prostática benigna.


Resultados

ü  Foram observadas melhoras significativas no IPSS nos dois grupos;

ü  Os resultados no pico de fluxo urinário e PVR foram similares;

ü  Os escores que medem a qualidade de vida foram mais elevados no grupo tansulosina quando comparado com o grupo que recebeu tadalafil;

ü  Os efeitos adversos foram menores e tratados sintomaticamente, sem qualquer descontinuidade do medicamento.

 

Conclusão

Esse estudo concluiu que a monoterapia com tadalafil ou tansolusina foi igualmente eficaz no gerenciamento dos LUTS (sintomas do trato urinário inferior) associados com a hiperplasia prostática benigna.


Referências bibliográficas

SINGH, I.; TK, A.; GUPTA, S. Efficacy and safety of tadalafil vs tamsulosin in lower urinary tract symptoms (LUTS) as a result of benign prostate hyperplasia (BPH)-open label randomised controlled study. Int J Clin Pract, 74, n. 8, p. e13530, Aug 2020.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp