Suplementação para o Gerenciamento da Síndrome Metabólica

Estudos Científicos
22/mai/2023

Melhora os Biomarcadores Associados com essa Condição


Hesperidina em Pacientes com Síndrome Metabólica

Promove Melhora do Perfil Lipídico, Antioxidante e Anti-inflamatório

 

A hesperidina é um antioxidante flavonoide encontrado em altas concentrações em frutas e cascas de uma grande variedade de Citrus. Apresenta várias atividades biológicas, como:

 

• Redução da fragilidade capilar;

 

• Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias;

 

• Efeitos anti-hipertensivos, antitrombóticos e diminui a hipercolesterolemia.

 

A hesperidina é metabolizada para hesperitina em presença da enzima beta-glicosidase, antes de ser absorvida. A hesperitina é imediatamente metabolizada para metabólitos ligados ao glicuronato e ao sulfato no epitélio intestinal e fígado.

 

Propriedades da Hesperidina na Síndrome Metabólica

A hesperidina age diminuindo os níveis de glicose em jejum e auxilia no aumento da sensibilidade à insulina. A hesperidina apresenta habilidade de alterar a expressão de genes que regulam a síntese de enzimas envolvidas no metabolismo da glicose. Essa substância também regula a atividade de enzimas envolvidas na glicólise hepática e gliconeogênese.

A hesperidina apresenta efeitos anti-inflamatórios observados através da diminuição dos níveis de proteína C-reativa (PCR) e TNF-a. Os efeitos antioxidantes ocorrem principalmente devido à capacidade “sequestrante” de radicais livres, apresenta propriedades relaxantes na musculatura vascular e também age como quelantes de metais.

Esse nutriente também regula a pressão arterial e o tônus vascular. Promove melhora da vasodilatação endotélio dependente. Já em relação ao metabolismo do colesterol, a hesperidina age na expressão de genes que codificam os receptores ativados por proliferadores de peroxissoma (PPARs) e também age nos genes relacionados com a enzima 3-hidroxi-3-metilglutaril coenzima A (HMG-CoA) redutase. A hesperidina também melhora o fluxo biliar.


Estudo Demonstra

O objetivo desse estudo publicado em 2020 no periódico internacional European Journal of Nutrition foi avaliar os efeitos da hesperidina nos componentes da síndrome metabólica.


Resultados

Ø  Comparado com o placebo, a hesperidina reduziu os níveis de glicose em jejum (-6,07 vs. -13,32 mg/dl, p=0,043), triglicerídeos (-8,83 vs. -49,09 mg/dl, p=0,049), pressão sistólica (-0,58 vs. -2,68 mm de Hg, p=0,048) e TNF-a (-1,29 vs. -4,44 pg/ml, p=0,009).


Conclusão

Os resultados do estudo indicaram que a suplementação com hesperidina pode melhorar os parâmetros relacionados com a síndrome metabólica.


Referências bibliográficas

YARI, Z. et al. The effect of hesperidin supplementation on metabolic profiles in patients with metabolic syndrome: a randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. Eur J Nutr. 2020 Sep;59(6):2569-2577. doi: 10.1007/s00394-019-02105-2. Epub 2019 Dec 16.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp