Suplementação Oral de Extrato de Chá Verde no Fotoenvelhecimento da Pele

Estudos Científicos
13/jun/2024

Protege as Fibras da Pele Contra os Danos Induzidos por Radiação UV


Fotoenvelhecimento

Benefícios do Chá Verde

  

As proteínas da matriz extracelular dérmica (MED) incluem colágeno e fibras elásticas que conferem força e flexibilidade a pele. Enquanto a epiderme permanece em constante renovação, a derme é relativamente estática. Os componentes da MED acumulam danos ao longo da vida, o que impacta negativamente sua estrutura e função, e assim, as propriedades biomecânicas da pele. Uma das primeiras alterações patológicas observados na pele com fotodano é a perda de fibras oxitalânicas (microfibrilas ricas em fibrilinas e microfibrilas fibulina) na derme papilar.  Estudos in vitro demonstraram que o UVB altera a estrutura das microfibrilas ricas em fibrilinas, enquanto estudos in vivo, apresentaram que uma única dose de radiação solar simulada reduz as fibras elásticas da derme papilar e o pró-colágeno 1 em peles fotoprotegidas.


Catequinas do Chá Verde

O chá verde é um composto à base de plantas que demonstraram ter efeitos benéficos em muitas doenças. As evidências sugerem que o chá verde e seus constituintes, como epigalocatequina-3 galato (EGCG), epigalocatequina e epicatequina-3 galato têm propriedades benéficas. As catequinas do chá verde têm demonstrado proteger a pele contra a inflamação induzida pela radiação UV e dano ao DNA em humanos.



Estudo Comprova

Catequinas do Chá Verde Protegem a Pele das Alterações Induzidas Pela Radiação UV

 

Esse estudo randomizado, controlado e duplo-cego teve como objetivo investigar o efeito de uma dose inflamatória de RUV simulando a solar na MEC dérmica humana e o potencial de proteção das catequinas do chá verde (CHAROENCHON; RHODES; NICOLAOU; WILLIAMSON et al., 2022).


Resultados:

 ü  Em comparação com a pele não exposta, a área da derme papilar coberta por fibras colágenas e elásticas foi significativamente menor (P<0,001) na pele exposta à RUV;

ü  Significativamente menos microfibrilas ricas em fibrilina (P=0,02), fibulina-2 (P<0,001) e fibulina-5 (P<0,001) foram observadas na pele exposta à UVR comparado a pele não exposta com maior deposição de procolágeno-1 (P=0,01);

ü  Após a suplementação de catequinas do chá verde, a alteração induzida por RUV na fibulina-5 foi inibida no grupo 1, mas não no placebo, sem diferença entre os grupos para outros componentes.

 

Conclusão:

 

A RUV aguda induziu alterações significativas nas redes de colágeno dérmico humano e fibras elásticas, enquanto as atequinas do chá verde oral conferiram proteção específica da fibulina-5.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp