Suplementação Nutracêutica Previne a Progressão da Hipertensão e Melhora o Perfil Lipídico

Estudos Científicos
23/fev/2021

Saiba como fazer o controle da hipertensão e dos níveis de gordura no organismo dos pacientes


Pré-hipertensão

Características da Doença

A pré-hipertensão é definida como uma leitura da pressão arterial sistólica (PA) entre 120 e 139 e / ou uma leitura da pressão arterial diastólica de 80 a 89. 

Além disso, está frequentemente associada a distúrbios metabólicos que aumentam o risco cardiovascular (CV), independentemente da pressão arterial.

A prevalência da síndrome metabólica está aumentando significativamente ao redor do mundo e em alguns países já é considerado um grave problema de saúde pública. Indivíduos com pré-hipertensão possuem maior probabilidade de estar:

Ø  Acima do peso;

Ø  Com colesterol total elevado;

Ø  Triglicerídeos elevado;

Ø  Insulina elevada;

Ø  Níveis de glicose e glicemia elevados;

Ø  HDL (HDLC) mais baixos;

Ø  Estão mais propensos a desenvolver hipertensão sustentada.


Tratamento com Nutracêuticos 

Nos últimos anos, as intervenções não farmacológicas foram combinadas com o uso de compostos nutracêuticos, que se mostraram úteis na melhoria dos valores da PA e alterações metabólicas em pessoas com hipertensão, dislipidemia e baixo risco CV.


Estudo Comprova

Suplementação Nutracêutica Previne a Progressão da Hipertensão e Melhora o Perfil Lipídico

Mazza et al., (2019) conduziram um estudo prospectivo, aberto, centro-único e randomizado para investigar a eficácia e segurança de nutracêuticos na redução da pressão arterial e na melhoria do perfil metabólico, em um grupo de indivíduos hipercolesterolêmicos com pré-hipertensão. 

Para isso, 131 indivíduos foram selecionados e divididos em dois grupos, nos quais o Grupo 1 recebeu os nutracêuticos (Red Yest Rice, Berberina, Coenzima Q10, Ácido Fólico e Cromo) e o Grupo 2 era o grupo controle.

Resultados:

ü  Após 3 meses de tratamento, foram observadas reduções significativas nos níveis de glicose de CT, LDLC e TG nos dois grupos de tratamento, enquanto os valores de HDLC aumentaram apenas no grupo 1.

ü  Além disso, uma maior redução de CT, LDLC e glicemia foi observada no grupo de tratamento, e os níveis de TG não foram diferentes nos dois grupos.

ü  Os níveis de PA e IMC permaneceram inalterados, assim como AST, ALT; A CPK aumentou levemente nos dois grupos, mas permaneceu na faixa de normalidade.

Conclusão:

Os resultados demonstraram que a suplementação nutracêutica foi segura, bem tolerada e eficaz na melhora do padrão lipídico, dos níveis de glicose e na prevenção da progressão da hipertensão.


Referências Bibliográficas 

Mazza A1,2, Schiavon L3, Rigatelli G4, Torin G5, Lenti S6. The Effects of a New Generation of Nutraceutical Compounds on Lipid Profile and Glycaemia in Subjects with Pre-hypertension. High Blood Press Cardiovasc Prev. 2019 Aug;26(4):345-350. doi: 10.1007/s40292-019-00332-6. Epub 2019 Jul 27.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp