Suplementação Multinutrientes em Homens com Infertilidade Idiopática

Estudos Científicos
16/ago/2022

Promove Normalização do Espermograma e Aumenta a Taxa de Gravidez Espontânea


Infertilidade Masculina Idiopática

Benefícios da Suplementação Multinutrientes

 

Estima-se que cerca da metade dos casais sem filhos que sofrem de infertilidade, não engravide devido a um fator masculino. Devido à natureza “idiopática” da doença, não existem tratamentos baseados em evidências para o IMI, e a maioria dos esforços terapêuticos se baseia em uma abordagem empírica.

 

Suplementação Multinutrientes

Diversos estudos têm mostrado benefícios variáveis dos nutrientes no gerenciamento da IMI e melhora dos testes de esperma.


A L-carnitina e Acetil-L-Carnitina são duas formas de uma substância que, quando presente na dieta, se acumula especificamente no lúmen epididimal em homens com IMI e valores anormais de espermatozoides. A L-carnitina e Acetil-L-carnitina aumentaram a concentração espermática, motilidade total e progressiva dos espermatozoides, e normalizaram a morforlogia celular, com efeito mais pronunciado em homens com valores mais baixos no espermograma basal.


Além disso, um estudo demonstrou que comparado a monoterapia com L-carnitina, sua associação com outros nutrientes (cofatores enzimáticos, vitaminas e minerais traço) teve efeitos positivos na concentração espermática, motilidade progressiva e morfologia normal de espermatozoides. 




Estudo Comprova

Suplementação Multinutrientes é Eficaz na Infertilidade Masculina Idiopática


O objetivo desse estudo randomizado, duplo-cego, prospectivo e placebo-controlado foi avaliar a eficácia de um suplemento multinutrientes nos parâmetros espermáticos e taxa de gravidez na infertilidade masculina idiopática (IMI) com oligo, asteno e teratozoospermia (KOPETS; KUIBIDA; CHERNYAVSKA; CHEREPANYN et al., 2020)


Resultados:

ü  Todos os homens completaram o estudo;

ü  No mês 4, 29 dos 42 homens no grupo 1 e 9 dos 41 homens do grupo 2 tiveram espermograma normal;

ü  A porcentagem de gravidez espontânea no grupo 1 foi maior que no grupo placebo (10/42 vs. 4,9%, respectivamente);

ü  Não foram reportados efeitos adversos associados a suplementação.

 

Conclusão:

A combinação específica de multinutrientes pode melhorar a qualidade do esperma em homens com IMI e aumentar as taxas de gravidez.

Referência:

KOPETS, R.; KUIBIDA, I.; CHERNYAVSKA, I.; CHEREPANYN, V. et al. Dietary supplementation with a novel l-carnitine multi-micronutrient in idiopathic male subfertility involving oligo-, astheno-, teratozoospermia: A randomized clinical study. Andrology, Apr 24 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp