Suplementação de Zinco em Mulheres na Pós-Menopausa

Estudos Científicos
27/mai/2024

Melhora as Concentrações Circulantes de Homocisteína, Vitamina B12 e Níveis de Folato


Desordens Psicossomáticas

Uso do Zinco em Mulheres na Pós-Menopausa

 

Diferentes desordens psicossomáticas são observadas em mulheres pós-menopausadas, além da severidade dos sintomas do climatério, como:

 

·       Ondas de calor;

·       Transpiração excessiva;

·       Distúrbio do sono;

·       Irritabilidade;

·       Humor depressivo;

·       Fadiga;

·       Dor de cabeça;

·       Vertigem;

·       Palpitação.

 

Acredita-se que a baixa produção de estrógeno é a principal causa do apetite excessivo na pós-menopausa. Contudo, o tratamento com estrógenos pode prejudicar a motilidade gástrica e suprimir a secreção gástrica.


O uso de hormônios femininos tem limitações devido a seus efeitos colaterais graves, incluindo a ativação de fatores de coagulação do sangue, embolia venosa, síndromes coronarianas agudas, acidente vascular cerebral ou até mesmo câncer.


 Além disso, o tratamento a longo prazo de estrógenos e/ou hormonios com atividade progestacional pode levar ao aumento do ganho de peso.


Benefícios do Zinco

O zinco é um mineral importante que possui funções catalíticas, estruturais e regulatórias do corpo humano. Alguns estudos demonstraram que a menopausa está frequentemente associada a uma diminuição dos minerais devido a uma ingestão alimentar insuficiente ou absorção prejudicada dessas substâncias.


Estudo Comprova

O objetivo desse estudo conduzido por Vázquez-Lorente et al., (2022) teve como objetivo avaliar o efeito da suplementação de zinco sobre as concentrações circulantes de homocisteína, vitamina B12 e níveis de folato em uma população de mulheres na pós-menopausa.


Resultados

ü  Quando comparado os valores basais versus os de acompanhamento, os níveis de folato aumentaram significativamente (p < 0,05) no grupo zinco;

ü  A homocisteína diminuiu na análise intergrupos (p < 0,05) após a intervenção. Além disso, níveis mais elevados de folato (r = -0,632; p = 0,005) e vitamina B12 (r = -0,512; p = 0,030) foram correlacionados com baixos níveis de homocisteína no grupo de zinco após a intervenção, embora a intervenção com zinco tenha o mesmo efeito sobre os níveis de B12 em ambos os grupos.

 

Conclusão

Os resultados do presente estudo apontam que a suplementação de zinco aumentou o folato e a homocisteína circulantes no grupo suplementado com zinco.

 

Referências bibliográficas

Vázquez-Lorente H, Herrera-Quintana L, Molina-López J, Gamarra Y, Planells E. Effect of zinc supplementation on circulating concentrations of homocysteine, vitamin B12, and folate in a postmenopausal population [published online ahead of print, 2022 Feb 3]. J Trace Elem Med Biol. 2022;71:126942. doi:10.1016/j.jtemb.2022.126942


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp