Benefícios da Suplementação de Zinco
Estima-se que as infecções do trato respiratório inferior causaram
2,74 milhões de mortes em 2015, dos quais 704.000 foram em crianças com menos
de 5 anos de idade, e 652.572 em 2016.
Zinco
Micronutriente que desempenha um papel importante na proliferação celular, diferenciação e função imune, atuando como cofator de proteínas e nas funções estruturais e catalíticas de enzimas e fatores de transcrição.
Papel do Zinco na Imunidade
® Promove
armadilhas extracelulares de neutrófilos;
® Induz
a imunidade mediada por células através de fatores de diferenciação ou
regulação;
® Modula
a resposta pró-inflamatória visando o NFkB;
® Controla o estresse oxidativo;
® Regula citocinas inflamatórias.
Alguns estudos demonstraram que a suplementação de zinco em crianças com pneumonia promoveu melhora marginal na permanência hospitalar. Outro estudo relatou melhora no resultado clínico e duração da intervenção, além de prevenção de mortalidade, incidência e prevalência.
Estudo
Comprova
Suplementação de Zinco Auxilia no Gerenciamento da
Pneumonia em Crianças
Um estudo randomizado e controlado teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de zinco em crianças com pneumonia (ACEVEDO-MURILLO; GARCÍA LEÓN; FIRO-REYES; SANTIAGO-CORDOVA et al., 2019).
Resultados:
ü A suplementação de zinco melhorou em menos horas, o estado clínico, a frequência respiratória e a saturação de oxigênio em comparação ao placebo;
ü Foi observado um aumento de IFNy e IL-2 após o tratamento com zinco.
Conclusão:
A suplementação de zinco melhora alguns sintomas clínicos em crianças com pneumonia em menos horas e induz a resposta imune celular.
Referências:
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!