Suplementação de Vitamina K2 em Pacientes Diabéticos

Estudos Científicos
17/mai/2023

Controla os Níveis de Glicose e Melhora a Sensibilidade à Insulina


Uso de Vitamina K2 como Auxiliar no Controle do Diabetes

Auxilia na Redução dos Índices que Medem a Glicose Sanguínea

 

A diabetes é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia crônica. A diabetes mellitus tipo 2 acomete entre 90 a 95% de todos os pacientes diabéticos. A resistência à insulina e a progressiva perda de secreção de insulina pelas células beta-pancreáticas são as principais preocupações dos pacientes com diabetes tipo 2.

 

As complicações da doença incluem:

1-    Complicações agudas: síndrome hiperosmolar hiperglicêmica (aumento da osmolaridade sanguínea sem cetose);

2-   Complicações crônicas: alterações microvasculares (retinopatia, nefropatia e neuropatia) e alterações macrovasculares (doença arterial coronariana e doença vascular periférica);

3-    Aumento da mortalidade e uma redução na expectativa de vida de 7 anos.

 

Gerenciamento do Diabetes

Vários métodos têm sido usados para o controle da diabetes tipo 2, incluindo dieta adequada, alterações no estilo de vida, prática regular de exercícios físicos, controle da glicose sanguínea e em último caso o uso de medicações e insulina. Outra importante estratégia de controle do diabetes tipo 2 é a suplementação com vitaminas. De acordo com recentes estudos, a vitamina K é efetiva na melhora das anormalidades associadas com a diabetes tipo 2.

 

Vitamina K2 e Diabetes

A vitamina K existe em diferentes formas, incluindo a vitamina K1 (filoquinona), vitamina K2 (menaquinona ou MK) e vitamina K3 (menadiona).


Diferenças na estrutura química de K1 (filoquinona) e K2 (menaquinona) acarretam em diferenças em sua absorção e biodisponibilidade. A absorção, biodisponibilidade e meia-vida de K2 são maiores do que K1.


Estudos têm demostrado que a suplementação de vitamina K2 pode ser uma apropriada estratégia para o controle glicêmico de pacientes com diabetes quando comparado com vitamina K1. A vitamina K2 existe em diferentes formas que são a MK-7 e a MK-4. A MK-7 tem uma meia-vida maior e uma maior biodisponibilidade quando comparado com a MK-4. Além de atuar no controle glicêmico, a MK-7 a auxilia na prevenção da calcificação vascular nos pacientes diabéticos.



Estudo Comprova 

Estudo conduzido por Karamzad et al. (2020) teve como objetivo avaliar os efeitos da vitamina K2 (MK-7) no controle glicêmico, valores antropométricos e perfil lipídico de pacientes com diabetes mellitus tipo 2.


Resultados

Ø  Não houve diferenças significativas entre os grupos em relação à ingestão calórica, uso de macronutrientes, atividade física e medidas antropométricas na linha base e ao final do estudo;

Ø  Os níveis de FBS (p=0,01), HbA1c (p=0,002), insulina em jejum (p=0,01) e HOMA-IR (p=0,007) foram reduzidos de maneira significativa no grupo suplementado com a vitamina K2;

Ø  O perfil lipídico não mostrou alterações significativas entre os dois grupos.


Conclusão

A suplementação com vitamina K (MK-7) foi efetiva na melhora dos índices glicêmicos em pacientes com diabetes tipo 2.


Referências bibliográficas

KARAMZAD, N. et al. Effects of MK-7 Supplementation on Glycemic Status, Anthropometric Indices and Lipid Profile in Patients with Type 2 Diabetes: A Randomized Controlled Trial. Diabetes Metab Syndr Obes. 2020 Jun 26;13:2239-2249. doi: 10.2147/DMSO.S253014. eCollection 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp