Suplementação de Vitamina D3 Reduz Severidade e Duração da Migrânea

Estudos Científicos
17/mai/2021

Conheça mais sobre a suplementação com pacientes impactados pela migrânea


Vitamina D e sua Relação com a Migrânea

A Suplementação dessa Vitamina Diminui a Severidade e Frequência da Migrânea

A migrânea é uma doença crônica, paroxística e neurovascular comum que afeta aproximadamente 14% da população mundial. É causada por uma hiperexcitabilidade neuronal com alteração da percepção da dor e pode afetar significativamente a qualidade de vida, o funcionamento social e a produtividade dos indivíduos.

Hipovitaminose D e Migrânea

As ações da vitamina D3 no metabolismo ósseo são extensamente conhecidas. No entanto, estudos mais recentes indicam que o seu papel fisiológico não se restringe ao metabolismo ósseo, estando associado a outras situações clínicas, como por exemplo diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, distúrbios psiquiátricos e doenças neuro-musculares.

Portanto, a deficiência de vitamina D tem sido associada a um grande número de desordens dolorosas, incluindo as dores de cabeça. Em geral, a insuficiência dessa vitamina pode ocorrer devido aos seguintes fatores: inadequada exposição solar ou ingestão não suficiente e variações genéticas no metabolismo da vitamina D.

Estudos clínicos têm demonstrado que em pacientes com migrânea e baixos níveis séricos de vitamina D, a suplementação dessa vitamina consegue aliviar a frequência, a severidade e o número de ataques de dores de cabeça. Alguns estudos também indicam uma significativa redução na concentração das citocinas pró-inflamatórios.


Estudo Comprova

Suplementação de Vitamina D3 Reduz o Número, a Severidade e a Duração dos Episódios de Migrânea

Esse estudo conduzido por Ghorbani et al. (2020) teve como objetivo explorar os efeitos da suplementação de vitamina D3 em pacientes com migrânea.

Resultados:

Ø  No final do estudo, as análises de covariância demonstraram que a suplementação com vitamina D3 reduziu de maneira significativa o número de dias de dor de cabeça por mês, diminuiu a duração e a severidade dos ataques;

Ø  A suplementação diminuiu o uso de analgésicos por mês quando comparado com o placebo (p<0,05);

Ø  Os níveis de IL-10 e COX-2 não diferiram significativamente entre os grupos. Já os níveis séricos de iNOS foram significativamente reduzidos quando comparado com o grupo placebo. Os níveis de IL-6 foram reduzidos de maneira significativa (p=0,05) quando comparado com o placebo.

 

Conclusão:

 A suplementação com vitamina D3 por 12 semanas melhorou as características da enxaqueca e reduziu a neuro-inflamação nesses pacientes.


Referências:

GHORBANI, Z. et al. Vitamin D3 might improve headache characteristics and protect against inflammation in migraine: a randomized clinical trial. Neurol Sci. 2020 Jan 2.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp