Suplementação de Vitamina D em Pacientes com Osteoartrite de Joelho e Dor no Pé

Estudos Científicos
26/jun/2023

Promove Melhora Significativa na Dor do Pé nesses Pacientes


Osteoartrite de Joelho

Relação Com os Níveis de Vitamina D

 A osteoartrite (OA) é a forma mais comum de artrite e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, afetando aproximadamente 10% da população mundial. Embora a OA possa ocorrer em quase qualquer articulação, a OA de joelho é o tipo mais comum.


Dor no Pé
A dor no pé, uma dor musculoesquelética comum, frequentemente definida como dor no pé e/ou no tornozelo, afeta quase um em cada cinco idosos e tem um impacto negativo na qualidade de vida relacionada à saúde.

A dor no pé geralmente coexiste com a dor no joelho, prejudica a atividade física e aumenta os níveis de depressão em pacientes com OA de joelho em comparação com a população geral.


Vitamina D

A deficiência e insuficiência de vitamina D, definida principalmente como a concentração sérica de 25-hidroxivitamina D inferior a 50 nmol/L e entre 50 a 75 nmol/L, respectivamente, é comum em todo o mundo e possui uma prevalência de 45% em alguns países.


Estudos epidemiológicos anteriores relataram que a deficiência de vitamina D estava associada à dor musculoesquelética crônica e depressão, mas os mecanismos subjacentes eram complexos e pouco claros.



Estudo Comprova 

Esse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo avaliar a eficácia da suplementação de vitamina D na manutenção de um nível suficiente de vitamina D e redução da dor no pé ao longo de dois anos em pacientes com OA de joelho sintomática


Resultados

ü  A média dos escores de Manchester Foot Pain and Disability Index (MFPDI) no início do estudo foi de 22,8±7,3, com 23% dos participantes com dor incapacitante no pé;

ü  Houve diferença significativa nos escores de MFPDI entre os grupos nos 2 anos de estudo, com melhora mais significativa no grupo 1 comparado ao placebo (-0,03 vs. 1,30) e maior melhora naqueles que mantiveram níveis suficientes de vitamina D do que naqueles que não mantiveram (-0,09 vs. 2,19).

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que a suplementação com vitamina D e a manutenção de níveis suficientes de vitamina D pode melhorar a dor no pé em pacientes com osteoartrite de joelhos. 


Referências bibliográficas

SHEP, D.; KHANWELKAR, C.; GADE, P.; KARAD, S. Efficacy and safety of combination of curcuminoid complex and diclofenac versus diclofenac in knee osteoarthritis: A randomized trial. Medicine, 99, n. 16, 2020.

TU, L.; ZHENG, S.; CICUTTINI, F.; JIN, X. et al. Effects of vitamin D supplementation on disabling foot pain in patients with symptomatic knee osteoarthritis. Arthritis Care & Research, n/a, n. n/a, 2020/07/05 2020.


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp