Suplementação de Saccharomyces cerevisiae em Cães

Estudos Científicos
16/out/2024

Altera Beneficamente a Microbiota Intestinal, Aumenta a Função Imunológica e Reduz a Inflamação


S. cerevisiae

Benefícios da Suplementação

 

 

A demanda por ingredientes funcionais na indústria de alimentos para animais de estimação continua a crescer à medida que os donos de pets estão mais focados na saúde e bem-estar de seus animais. 


S. cerevisiae

 

Os produtos de levedura podem servir como ingredientes funcionais devido aos seus benefícios na saúde do hospedeiro.

O produto de fermentação de Saccharomyces cerevisiae (SCFP) é um produto seco produzido via fermentação de S. cerevisiae e inclui células residuais de levedura, fragmentos de parede celular de levedura, metabólitos de fermentação e meios utilizados durante a fermentação, podendo servir como ingrediente funcional devido aos seus benefícios para os animais. A pesquisa em várias espécies animais demonstrou a eficácia do SCFP para melhorar a saúde e o desempenho do hospedeiro (LIN; ALEXANDER; STEELMAN; WARZECHA et al., 2019). Um estudo investigou os efeitos do SCFP na saúde imunológica, estresse oxidativo e saúde da pele e pelagem em cães. Assim, 16 cães pointers adultos foram usados ??para comparar mudanças no número e atividade de células imunes, status antioxidante e concentrações de marcadores de estresse oxidativo, assim como de marcadores de saúde da pele e da pelagem, quando alimentados com uma dieta suplementada com SCFP ou dieta controle. As concentrações de sebo da pele aumentaram nos cães alimentados com SCFP, mas as mudanças na perda de água transepidérmica dependeram da localização do corpo (orelha, área inguinal ou costas). A resposta de hipersensibilidade do tipo retardada foi afetada pela dieta e pelo tempo. As alterações nos linfócitos não estimulados e nas células T secretoras de IFN-? estimuladas foram menores em cães alimentados com SCFP, enquanto as alterações nas células T estimuladas foram menores nos cães controle. As alterações nas células T citotóxicas estimuladas tenderam a ser menores em cães alimentados com SCFP. A alteração nas concentrações séricas de superóxido dismutase foi maior, enquanto a alteração na expressão do mRNA da catalase foi menor nos cães alimentados com SCFP (WILSON; OBA; KOZIOL; APPLEGATE et al., 2022).


Estudo Comprova

S. cerevisiae Altera Positivamente a Microbiota Intestinal

 

Neste estudo, um produto de fermentação de Saccharomyces cerevisiae (SCFP) foi investigado como suplemento dietético para cães adultos (LIN; ALEXANDER; STEELMAN; WARZECHA et al., 2019).



Resultados:

 

- As concentrações de fenol fecal e fenol total + indol diminuíram linearmente com a dosagem de SCFP (P < 0,05). A abundância relativa de Bifidobacterium foi maior (P < 0,05), enquanto Fusobacterium foi menor (P < 0,05) em cães suplementados com SCFP. As contagens totais de glóbulos brancos foram diminuídas por SCFP (P < 0,05). A porcentagem de células natural killer e células apresentadoras de antígenos não foram alteradas pelo SCFP. No entanto, ao comparar o controle versus todos os tratamentos com SCFP, os cães suplementados com SCFP tiveram maior (P < 0,05) complexo de histocompatibilidade classe II, apresentando populações de células B e monócitos do que os cães controle. Auxiliar de secreção de IFN-? e células T citotóxicas aumentaram linearmente com o consumo de SCFP (P < 0,05). Células imunes derivadas de cães suplementados com SCFP produziram menos (P < 0,05) TNF-a do que aquelas de cães controle quando as células foram estimuladas com agonistas de receptores toll-like 2, 3, 4 e 7/8. Foi observado um aumento linear (P < 0,05) na IgE sérica com dosagem de SCFP. No teste de palatabilidade, observou-se uma relação de consumo de 1,9:1 para a dieta contendo SCFP versus dieta controle, demonstrando preferência (P < 0,05) por SCFP.

 

Conclusão:

 

Os resultados deste estudo sugerem que a suplementação de SCFP pode ser benéfica para cães adultos, alterando positivamente a microbiota intestinal, aumentando a capacidade imunológica e reduzindo a inflamação.


Referências:


LIN, C. Y.; ALEXANDER, C.; STEELMAN, A. J.; WARZECHA, C. M. et al. Effects of a Saccharomyces cerevisiae fermentation product on fecal characteristics, nutrient digestibility, fecal fermentative end-products, fecal microbial populations, immune function, and diet palatability in adult dogs1. J Anim Sci, 97, n. 4, p. 1586-1599, Apr 3 2019.

 

WILSON, S. M.; OBA, P. M.; KOZIOL, S. A.; APPLEGATE, C. C. et al. Effects of a Saccharomyces cerevisiae fermentation product-supplemented diet on circulating immune cells and oxidative stress markers of dogs. J Anim Sci, 100, n. 9, Sep 1 2022.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp