Suplementação de NAC em Pacientes com Tricotilomania

Estudos Científicos
22/abr/2024

Promove Redução Significativa dos Sintomas Associados com essa Doença


Transtorno Capilares

Suplementação e Tricotilomania

 

A Tricotilomania (TTM) é uma doença que se resume em arrancar ou extrair os próprios cabelos ou pelos de modo periódico, procedendo em dano capilar percebível em algumas partes do corpo, estando qualificada como transtornos do controle dos impulsos. A TTM foi considerada neste tipo de transtorno, da qual é marcada por um impulso onde a pessoa não consegue conter-se.


Esta doença ocorre em áreas pilosas do corpo, sendo os locais de preferência dos pacientes para a extração dos pelos, o couro cabeludo, a sobrancelhas, a barba, os cílios e os pelos púbicos, causando danos na aparência do paciente e complicações na vida afetiva e social.


Comumente a agressão aos cabelos ocorre quando o indivíduo está no início da menarca, fase do ciclo menstrual, doença clínica, dificuldades acadêmicas ou tensões na escola, divórcio dos pais, doença ou dano familiar, nascimento ou rivalidade com um irmão, mudança de residência, separação de amigos, entre outros fatores estressantes. Todavia, a extração dos fios ou pelos nem sempre ocorre de forma imediata, nessas ocasiões, o paciente fica durante muito tempo, até mesmo horas manipulando os cabelos entre os dedos para depois extraí-los.

 

Tratamento

A procura por tratamento na maioria dos casos ocorre somente quando o quadro já está avançado, momento este, em que a doença passa a afetar a vida social e emocional do paciente. Entretanto, a maior parte dos pacientes procuram o consultório médico juntamente a algum acompanhante, de preferência algum familiar, pois se sentem constrangidos pelo fato de arrancarem os próprios cabelos, normalmente o paciente já passou por outros médicos, mas não admite a hipótese de TTM. Embora o profissional de saúde tenha toda cautela para a abordagem do assunto, boa parte dos pacientes não mais retorna após a confirmação do diagnóstico.

 

N-Acetilcisteína (NAC) no Tratamento da Tricotilomania

A NAC é um derivado do aminoácido L-cisteína. Atualmente, a NAC tem sido utilizado em várias desordens psiquiátricas e neurológicas. A NAC tem um papel na atenuação dos processos fisiopatológicos que acompanham tais desordens, como: estresse oxidativo, neuro inflamação e neuro regulação da dopamina e do glutamato. A desregulação glutamatérgica tem sido notada na patologia da tricotilomania.


 

 Estudo Comprova


Tratamento Auxiliar com N-acetilcisteína Promove Redução Significativa dos Sintomas da Tricotilomania


Estudo duplo-cego e placebo-controlado publicado no periódico Archives of General Psychiatry teve como objetivo determinar a eficácia e a tolerabilidade da NAC em adultos com tricotilomania. Cinquenta indivíduos adultos (45 mulheres e 5 homens) com média de idade de 34,3 anos foram selecionados para receber, durante 12 semanas: grupo 1 (NAC) e grupo 2 (placebo). Os pacientes foram avaliados usando a Massachusetts General Hospital Hair Pulling Scale, a Clinical Global Impression Scale, a Psychiatric Institute Trichotillomania Scale, e medidas de depressão, ansiedade e função psicossocial. As medidas foram examinadas usando a análise de modelos de variância e regressão linear em uma população de intenção de tratamento. Os pacientes selecionados para receber N-acetilcisteína apresentaram uma redução significativa dos sintomas da tricotilomania através da Massachusetts General Hospital Hair Pulling Scale (p<0,001) e da Psychiatric Institute Trichotillomania Scale (p=0,001). 56% dos pacientes apresentaram melhora “muito boa” ou “boa” com a N-acetilcisteína comparados com 16% dos pacientes que receberam placebo (p=0,003). Uma significante melhora foi observada após 9 semanas de tratamento. Não foram reportados eventos adversos graves. Este estudo avaliou a eficácia de um agente glutamatérgico no tratamento da tricotilomania e que demonstrou efeitos estatísticos significantes na redução dos sintomas desta patologia.



Referências bibliográficas

Barroso L A L,Sternberg FSouza M N I F E, et al. Trichotillomania: a good response to treatment with N-acetylcysteine. An Bras Dermatol. 2017 Jul-Aug;92(4):537-539.doi: 10.1590/abd1806-4841.20175435.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp