Suplementação de L-Teanina para Gatos

Estudos Científicos
12/jan/2023

Eficaz em Gatos Estressados


Suplementação de L-Teanina para Gatos

Eficaz em Gatos Estressados


Os gatos podem apresentar comportamentos indesejáveis ??quando experimentam eventos estressantes, como marcação urinária de móveis e estruturas domésticas, arranhões excessivos, agressividade e cuidados excessivos.


Além dessas mudanças comportamentais, o estresse também pode levar a condições físicas recorrentes, como:

- cistite emocional  (muitas vezes qualificada como idiopática).

Sinais digestivos crônicos (vômitos, diarreia)

Comportamentos alimentares perturbados


Do ponto de vista do dono do animal, os comportamentos mais indesejados são marcação urinária e arranhão excessivo que geralmente são os primeiros sinais de desconforto. 

L-Teanina

Em mamíferos, a L-teanina pode atravessar a barreira hematoencefálica, de maneira dose-dependente, na primeira hora após a administração e permanecer no plasma e no cérebro por algumas horas.


As propriedades relaxantes da L-teanina (ou ácido ?-etilamino-L-glutâmico) podem ser explicadas principalmente por sua semelhança na estrutura com o glutamato, o neurotransmissor excitatório mais importante do cérebro, que permite que o composto interaja com os receptores de glutamato, como AMPA, cainato e NMDA (no local da glicina);


Esta atividade antagonística pode desempenhar um papel na neuroproteção contra a toxicidade do glutamato e na secreção dopamina e serotonina em áreas específicas do cérebro.



Estudo Comprova

O objetivo do estudo aberto, multicêntrico e prospectivo foi avaliar se um suplemento oral veterinário à base de L-teanina poderia atenuar os sinais de estresse em gatos em condições de campo.


Resultados

ü  Todos os parâmetros relacionados ao estresse melhoraram significativamente (pontuação mais baixa) durante o curso do estudo. No final do estudo, 8/27 gatos já não apresentavam os sinais. O tremor foi o parâmetro com a frequência mais reduzido, uma vez que foi detectado em 11/33 gatos no início do ensaio e em apenas 3/33 gatos no final do estudo;


ü  Segundo os proprietários, entre os 4 sinais relacionados com o stress avaliados, a eliminação inadequada (urinar/defecar) foi o que mais melhorou. No final do estudo, 10/18 gatos pararam de mostrar este comportamento inadequado (pontuação de 0% no D30) e 5/13 pararam de mostrar sinais de aliciamento perturbado, ingestão de alimentos ou água perturbada, ou sinais digestivos. Hipervigilância/tensão/medo e agressividade foram os parâmetros menos melhorados, com 3/31 e 3/16 gatos, respectivamente, considerados como tendo parado de mostrar esses sinais. Ainda assim, todos os parâmetros melhoraram significativamente de acordo com a mediana das proporções fornecidas pelos proprietários;



ü  Dos 12 gatos com problemas de sono em D0 (pontuação> 0), 9/12 foram considerados normais no final do estudo. Da mesma forma, dos 16 gatos descritos como tristes ou infelizes 12/16 estavam normais/felizes no final da administração de L-teanina. O apetite e o hábito de beber também melhoraram em alguns gatos, mas não significativamente. 2/9 e 1/2 dos gatos com apetite ou problemas com a bebida no início do estudo tornaram-se normais (pontuação 0) no final do estudo;



ü  Nenhum evento adverso sério foi relatado durante o curso do estudo. Dois gatos mostraram-se mais sonolentos/apáticos durante os primeiros dias de administração, levando a uma redução das doses (uma vez ao dia em vez de duas vezes ao dia) num deles. Ambos os gatos melhoraram (após a redução da dose para o primeiro e espontaneamente dentro de 3 dias para o segundo) e foram mantidos no ensaio.



Conclusão

Em gatos estressados, a administração de L-teanina pode ajudar a melhorar os sinais indesejáveis ??em apenas 15 dias, embora melhores resultados tenham sido observados após 30 dias de administração.


Referências bibliográficas

DRAMARD, V.; KERN, L.; HOFMANS, J.; RÈME, C. A. et al. Effect of l-theanine tablets in reducing stress-related emotional signs in cats: an open-label field study. Irish veterinary journal, 71, p. 21-21, 2018.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp