A Síndrome do Ovário Policístico (SOPC) é uma das desordens
endócrinas mais comuns em mulheres na idade reprodutiva. Embora seu exato
mecanismo ainda não seja totalmente esclarecido, o hiperandrogenismo e o
defeito na sinalização de insulina (que leva a hiperinsulinemia compensatória)
estão envolvidos (ADVANI; BATRA;
TAJPURIYA; GUPTA et al., 2020).
A acne é uma doença crônica e inflamatória da unidade pilosebácea. O aumento da secreção de sebo, queratinização folicular anormal, colonização microbiana e inflamação desempenham papéis importantes na sua patogênese.
® A hiperinsulinemia crônica e aguda regula positivamente a produção de IGF-1, que também é um potente mitogênio que estimula o crescimento celular no nível folicular.
Em modelos animais, a superexpressão de IGF-1 induz hiperqueratose e hiperplasia epidérmica. Além disso, o IGF-1 também aumenta a produção de sebo.
Os níveis séricos de IGF-1 são elevados em mulheres com acne pós-adolescente.
® Tanto a insulina quanto o IGF-1 estimulam a produção de andrógenos nos tecidos ovariano e testicular (DALL'OGLIO; MILANI; MICALI, 2018).
Associação Melhora Acne e Hirsutismo na SOPC
Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança de uma combinação de agentes sensibilizadores de insulina, antioxidantes e vitaminas em mulheres com SOPC (ADVANI; BATRA; TAJPURIYA; GUPTA et al., 2020).
Resultados
® Após 12 semanas de suplementação, foi observada uma melhora significativa na ciclicidade menstrual, acne e hirsutismo em pacientes obesos e magros com SOPC;
® Também foi observada redução no peso corporal e IMC em pacientes obesas.
Conclusão
A combinação de agentes
sensibilizadores de insulina, antioxidantes e vitamina é segura e eficaz em
mulheres com SOPC obesas e não-obesas, no qual melhora a acne, hirsutismo,
ciclicidade menstrual, peso e IMC.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!