Suplementação de Hesperidina Melhora os Sintomas Associados à DHGNA

Estudos Científicos
02/mar/2021

Conheça mais detalhes sobre a suplementação que auxilia no tratamento desse quadro


Hesperidina em Pacientes com DHGNA

Melhora as Condições Hepáticas e o Perfil Lipídico

A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) está se tornando rapidamente a doença hepática crônica mais comum em países desenvolvidos e em desenvolvimento. A DHGNA é descrita como uma condição clínico patológica, caracterizada pelo acúmulo de gotículas de gordura nos hepatócitos, ou esteatose, e é detectada por imagem e histologia.

A única estratégia comprovada para o controle da doença é a modificação do estilo de vida, como a adesão a uma dieta saudável, atividade física regular e perda gradual de peso.

A DHGNA é associada com elevação assintomática de aminotransferases, dislipidemia, hipertensão e hepatomegalia. A resistência à insulina e à obesidade contribuem para o desenvolvimento de fígado gorduroso pela alteração na produção de adipocinas envolvidas na regulação do metabolismo lipídico e da glicose.

Os suplementos têm sido usados para o manejo de pacientes com doenças crônicas, como as alterações metabólicas.

Hesperidina

A hesperidina é um antioxidante flavonoide encontrado em altas concentrações em frutas e cascas de uma grande variedade de Citrus. Apresenta várias atividades biológicas, como:

• Redução da fragilidade capilar;

• Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias;

• Efeitos anti-hipertensivos, antitrombóticos e diminui a hipercolesterolemia.

Além disso, a hesperidina apresenta efeitos anti-inflamatórios reportados em uma gama de estudos. Este flavonoide reduz a circulação de citocinas inflamatórias e moléculas de adesão. Acredita-se que a propriedade anti-inflamatória dessa substância ocorra devido à regulação da função das células do sistema imune. 


Estudo Comprova

Suplementação de Hesperidina Melhora os Sintomas Associados à DHGNA

Estudo conduzido por Cheraghpour et al. (2019) avaliou os efeitos da hesperidina em pacientes com doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA). 

Resultados:

ü  No final do estudo, a suplementação de hesperidina, comparada com o placebo, foi associada com a diminuição significativa dos níveis de alanina aminotransferase (ALT ou TGP) (p=0,005);

ü  Também foram reduzidos os seguintes fatores: Y-glutamiltransferase (GGT) (p=0,004), colesterol total (p=0,16), triglicerídeos (p=0,049), esteatose hepática (p=0,041), proteína C-reativa de alta sensibilidade (hs-PCR) (p=0,029), TNF-a e NF-kB.

Conclusão:

Os resultados indicam que a suplementação de hesperidina, acompanhada de modificação no estilo de vida, apresentou melhoras significativas nos sintomas associados à DHGNA. Inibiu a ativação do NF-kB e melhorou o perfil lipídico. 


Referências Bibliográficas

CHERAGHPOUR, M. et al. Hesperidin improves hepatic steatosis, hepatic enzymes, and metabolic and inflammatory parameters in patients with nonalcoholic fatty liver disease: A randomized, placebo-controlled, double-blind clinical trial. Phytother Res. 2019 Aug;33 (8):2118-2125.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp