Suplementação de Glutationa Associada ao Tratamento Padrão no Diabetes Tipo 2

Estudos Científicos
01/ago/2024

Aumenta a Insulina de Jejum e Reduz HbA1c e 8-OHdG


Diabetes

Benefícios da Glutationa

 

A hiperglicemia causa complicações micro e macrovasculares no diabetes tipo 2 (DM2) através do estresse oxidativo. Isso é mediado pela superprodução de espécies reativas de oxigênio (EROs) através de quatro vias:

1.    Produtos finais de glicação avançada;

2.    Poliol;

3.    Hexosamina;

4.    Proteína quinase c.

 

Glutationa

 

Estudos em animais mostraram que a eliminação de EROs, mediada pela hiperglicemia, com antioxidantes (como N-acetil-cisteína [NAC], ácido lipóico e glutationa [GSH] ou precursores de GSH, como glicina e cisteína) não apenas melhoraram parcialmente os níveis de glicose no sangue, a funcionalidade das células ß e a sensibilidade à insulina, como também reduziram as complicações diabéticas.


Outras Evidências sobre a Glutationa

 

ü  Estudos demonstraram que a suplementação oral de GSH em 20 indivíduos saudáveis levou a um aumento significativo de GSH no sangue;

 

ü  Aminoácidos precursores de GSH administrados oralmente também demonstraram estoques corporais aumentados de GSH em humanos. Pesquisadores mostraram que a suplementação dietética com cisteína e glicina, precursores de GSH, aumentou a taxa de síntese de GSH e reduziu a peroxidação lipídica em 12 diabéticos americanos sem qualquer alteração na hemoglobina glicada (HbA1c).


Estudo Comprova

Glutationa Oral Melhora os Parâmetros Glicêmicos no Diabetes

 

 

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da suplementação com o antioxidante endógeno glutationa (GSH) durante o tratamento antidiabético (KALAMKAR; ACHARYA; KOLAPPURATH MADATHIL; GAJJAR et al., 2022).


·        A glicose em jejum e pós-prandial (PP), insulina, HbA1c, GSH, glutationa oxidada (GSSG) e 8-hidroxi-2-deoxiguanosina (8-OHdG) foram medidos no recrutamento e após três e seis meses de suplementação. A significância estatística e o tamanho do efeito foram avaliados longitudinalmente em todos os braços. 


Resultados:

 

ü  A GSH no sangue aumentou (d de Cohen = 1,01) e 8-OHdG diminuiu (d de Cohen = -1,07) significativamente em três meses de suplementação em indivíduos diabéticos;

ü  Uma análise de subgrupo post hoc mostrou que HbA1c (d de Cohen = -0,41) e os níveis de insulina de jejum (d de Cohen = 0,56) mudaram significativamente em indivíduos diabéticos acima de 55 anos;

ü  A suplementação de GSH causou um aumento significativo do GSH no sangue.

 

Conclusão:

 

Esses resultados sugerem que a suplementação de GSH é um benefício considerável para pacientes acima de 55 anos, não apenas apoiando a diminuição da hemoglobina glicada (HbA1c) e 8-OHdG, como também aumentando a insulina de jejum.

 

REferências: 


KALAMKAR, S.; ACHARYA, J.; KOLAPPURATH MADATHIL, A.; GAJJAR, V. et al. Randomized Clinical Trial of How Long-Term Glutathione Supplementation Offers Protection from Oxidative Damage and Improves HbA1c in Elderly Type 2 Diabetic Patients. Antioxidants (Basel), 11, n. 5, May 23 2022.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp