Suplementação de Alho é um Adjuvante Eficaz na Artrite Reumatoide

Estudos Científicos
07/dez/2022

Melhora os Sintomas Clínicos e Reduz os Marcadores Inflamatórios


Artrite Reumatoide

Benefícios da Suplementação de Alho


A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune, caracterizada por inflamação sinovial e degradação de cartilagens e ossos articulares, levando a inchaço da articulação sinovial, deformidade, dor, comprometimento funcional, fadiga e rigidez matinal. A etiologia da AR parece iniciar com a resposta de células imunes que levam à superprodução de citocinas pró-inflamatórias, incluindo fator de necrose tumoral-a (TNF-a). Além disso, a proteína C reativa (PCR), um parâmetro chave indicativo de sinovite, é secretada pelo fígado em resposta ao TNF-a liberado por macrófagos e linfócitos.


Benefícios da Suplementação de Alho

Alho (Allium sativum)


Alimento funcional com rica composição de bioativos, incluindo alicina, ajoeno, s-alilcisteína, s-metilcisteína, dialil disulfeto (DADS), dialil sulfeto (DAS), alina, aminoácidos, polissacarídeos e diferentes polifenóis. O alho melhora o sistema imune por estimular certos tipos celulares, como macrófagos e linfócitos, e reduzir a secreção de citocinas.  Os componentes derivados do alho atuam como anti-inflamatórios por reduzirem os níveis séricos de TNF-a, interleucina-6 (IL-6) e proteína C reativa (PCR) e por inibirem a sinalização celular de algumas vias, como supressão de COX-2 e inibição de NF-kB. Além disso, os efeitos analgésicos e antifadiga do alho têm sido reportados em estudos científicos.



Estudo Comprova

Alho Reduz os Marcadores Inflamatórios e Melhora os Sintomas da Artrite Reumatoide

 

Esse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo avaliar a eficácia da suplementação de alho nos níveis séricos de alguns biomarcadores inflamatórios, sintomas clínicos e fadiga em mulheres com artrite reumatoide ativa (MOOSAVIAN; PAKNAHAD; HABIBAGAHI; MARACY)


Resultados:

ü  Após a intervenção, os níveis séricos de proteína C reativa (PCR) e TNF-a diminuíram significativamente no grupo 1 comparado ao grupo 2;

ü  A intensidade da dor, contagem de articulações dolorosas, escores da atividade da doença (DAS-28) e fadiga reduziram significativamente no grupo 1 comparado ao grupo placebo;

ü  A contagem de articulações edemaciadas também reduziu significativamente no grupo 1, mas não do grupo 2.

 

Conclusão:

A suplementação de alho pode ser considerada um tratamento adjuvante eficaz na artrite reumatoide, uma vez que melhora os mediadores inflamatórios e sintomas clínicos.


Referência:

MOOSAVIAN, S. P.; PAKNAHAD, Z.; HABIBAGAHI, Z.; MARACY, M. The effects of garlic (Allium sativum) supplementation on inflammatory biomarkers, fatigue, and clinical symptoms in patients with active rheumatoid arthritis: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Phytotherapy Research, n/a, n. n/a.




Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp