Solução de Bimatoprosta no
Vitiligo Facial
Não-Segmentar
Apresenta Eficácia Comparável à Pomada de Tacrolimus
O vitiligo é um distúrbio pigmentar adquirido e comum, caracterizado por manchas brancas circunscritas na pele, e causado pela destruição de melanócitos em certas áreas.
A prevalência de vitiligo é de aproximadamente 0,5-1% da população mundial. Muitas hipóteses sobre a patogênese do vitiligo foram propostas, incluindo a teoria autoimune, melanocitorragia, estresse oxidativo, mecanismos neurais e mosaicismo somático.
Mecanismo de Ação do Bimatoprosta no Vitiligo
O bimatoprosta é um análogo sintético da prostaglandina F2a usado no tratamento de glaucoma de ângulo aberto e hipotricose de sobrancelha. No entanto, a hiperpigmentação da pálpebra foi relatada como seu efeito adverso.
Um estudo em culturas de melanócitos de pele humana demonstrou a presença de receptores de prostaglandina F em sua superfície, que é o alvo dos análogos de PGF2a. Foi demonstrado que a ativação destes receptores era um potente estímulo da dendriticidade dos melanócitos. Estudos anteriores sugeriram um resultado bem-sucedido com bimatoprosta tópico no tratamento do vitiligo facial.
Estudo Comprova
Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança da solução de bimatoprosta a 0,01% comparado à pomada de tacrolimus a 0,1% em pacientes com vitiligo facial não-segmentar.
Resultados
ü No início do estudo, o VSA médio era comparável entre
os dois grupos. Na semana 12, o VSA diminuiu em um nível estatisticamente
significativo entre os dois grupos em comparação com a linha de base. No
entanto, não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois
grupos;
ü A respeito da repigmentação na semana 12, 20% dos
pacientes no grupo de bimatoprosta e 10% no grupo de tacrolimus alcançaram
repigmentação> 50%. A pontuação geral de classificação entre dois grupos não
foi diferente de forma estatisticamente significativa;
ü Os efeitos colaterais do bimatoprosta foram relatados
como coceira e queimação. Não houve mudanças na pressão intraocular em 2
pacientes que tiveram envolvimento da pálpebra.
Conclusão
A solução tópica de bimatoprosta foi segura e eficaz no tratamento do vitiligo facial não-segmentar com resultados comparáveis ao tacrolimus, podendo ser considerada uma alternativa de tratamento.
Referências bibliográficas
KANOKRUNGSEE, S.;
PRUETTIVORAWONGSE, D.; RAJATANAVIN, N. Clinical outcomes of topical bimatoprost
for nonsegmental facial vitiligo: A preliminary study. Journal of Cosmetic Dermatology, n/a, n. n/a, 2020/08/03 2020. https://doi.org/10.1111/jocd.13648.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!