SINVASTATINA E METFORMINA SÃO EFICAZES EM DIVERSOS SINTOMAS DA SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO

Estudos Científicos
28/mar/2016


Várias classes de medicamento são atualmente usadas em pacientes com Síndrome do Ovário Policístico, incluindo biguanidas e estatinas. Entretanto, a eficácia entre elas é raramente comparada.

Pesquisadores de uma Universidade de Ciências Médicas do Irã realizaram um estudo comparativo com 400 voluntárias divididas em dois grupos recebendo aleatoriamente um dos dois medicamentos: metformina (500 mg, 3 vezes ao dia) ou sinvastatina (20 mg, dose diária) durante 3 meses consecutivos. Mudanças nos sinais clínicos e laboratoriais foram comparadas. No grupo tratado com metformina o status de glicemia e as anormalidades menstruais melhoraram significativamente após o tratamento. No grupo sinvastatina o status do perfil lipídico, o CRP (Proteína-C Reativa), o sulfato de dehidroepiandrosterona sérico, a hiperinsulinemia, a severidade da acne e as alterações menstruais melhoraram significativamente após o tratamento.


Baseado nos resultados, cada um dos medicamentos é efetivo em algum dos aspectos da doença, entretanto a sinvastatina apresentou efeitos benéficos numericamente maiores.



Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp