Saffron no Gerenciamento dos Distúrbios Metabólicos

Estudos Científicos
10/jul/2023

Regula o Apetite, a Ingestão Calórica e a Obesidade Central


Uso de Saffron nos Distúrbios Associados com o Metabolismo

Apresenta Efeitos Cardioprotetores, Antioxidantes e Anti-inflamatórios

 

A doença arterial coronariana (DAC) é uma das mais importantes causas de morte ao redor do mundo. Os fatores de riscos associados com DAC envolvem: baixa aderência as dietas de baixa ingestão calórica, sedentarismo e taxas elevadas de obesidade. Em relação à obesidade, vale destacar a forma abdominal que aumenta os fatores de riscos cardiometabólicos (diabetes tipo 2, hipertensão, hiperlipidemia, resistência à insulina e hipertrofia ventricular esquerda). O tecido adiposo e os adipócitos secretam várias substâncias com atividade biológica, conhecidas como “adipocinas”. Essas substâncias estão envolvidas na regulação de muitos processos biológicos, tais como: regulação do apetite, balanço energético, metabolismo dos lipídios, pressão sanguínea, inflamação e sensibilidade à insulina.

 

Existem inúmeros tratamentos para a regulação dos distúrbios associados com a obesidade, porém seu uso contínuo pode acarretar em efeitos adversos que levam a uma baixa aderência ao tratamento. O uso de fitoterápicos vem se destacando nesse grupo de pacientes e com resultados satisfatórios no auxílio dos transtornos associados com a obesidade.

 

Saffron e Controle dos Distúrbios Metabólicos

Os principais constituintes de Saffron são carotenoides, monoterpenos, glicosídeos, e a picrocrocina, alguns aldeídos, como o safranal, as antocianinas, os flavonoides e algumas vitaminas (especialmente a riboflavina e a tiamina). Contêm ainda aminoácidos, proteínas e minerais. O Saffron e outros componentes bioativos presentes no fitoterápico Crocus sativus (crocina e crocetina) podem modificar positivamente algumas desordens metabólicas através de múltiplos mecanismos. Dessa maneira, o Saffron pode proporcionar efeitos cardioprotetores.

 

Mecanismo de Ação do Saffron

As propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-apoptótica são as principais responsáveis pela capacidade cardioprotetora do Saffron. Este ativo apresenta significativa capacidade de “sequestrar” radicais livres o que implica na sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória. O Saffron apresenta atividade anti-inflamatória devido a sua significativa capacidade inibir as enzimas ciclo-oxigenase 1 e 2 e a prostaglandina E2. Bloqueia a síntese de TNF-a, inibe a transcrição de fatores que estimulam o NF-KB que intensifica a inflamação crônica e suprime os genes associados com a inflamação via atividade das histonas.


Estudo Demonstra:

Estudo conduzido no periódico internacional Journal of Cardiovascular and Thoracic Research avaliou a eficácia dos componentes do Saffron no perfil lipídico, apetite, ingestão energética, índices antropométricos e composição corpórea em pacientes com doença cardiovascular. 


Resultados

Ø  Os grupos tratados com Saffron e crocina revelaram melhoras nos parâmetros relacionados às questões antropométricas e na composição corpórea;

Ø  Redução do IMC, circunferência da cintura e massa gorda foram reduzidas significativamente no grupo Saffron (p<0,001);

Ø  Não foram observadas diferenças nos quesitos relacionados ao perfil lipídico;

Ø  Saffron também diminuiu de maneira significativa a ingestão energética (p<0,001) enquanto que no grupo placebo não foram observadas alterações;

Ø  O apetite reduziu de maneira significativa nos grupos 1 e 2 (p<0,001 e p=0,029, respectivamente).

 

Conclusão

 Os resultados do presente estudo demonstram os efeitos antiobesidade do Saffron e da crocina em pacientes com doenças cardiovasculares. O Saffron foi melhor na supressão do apetite, na ingestão energética e na redução da obesidade central.


Referências bibliográficas

ABEDIMANESH, N. et al. Saffron and crocin improved appetite, dietary intakes and body composition in patients with coronary artery disease. J Cardiovasc Thorac Res. 2017;9(4):200-208. doi: 10.15171/jcvtr.2017.35. Epub 2017 Dec 30. 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp