Ribavirina é Eficaz no Tratamento de Manifestações Mucocutâneas em Pacientes com Hepatite C

Estudos Científicos
03/mai/2016


A hepatite C crônica (HCV) é um importante problema de saúde pública e representa uma causa comum de doenças crônicas do fígado em todo o mundo. HCV pode afetar vários órgãos e sistemas e causar uma variedade de manifestações extra-hepáticas. A maioria das manifestações extra-hepáticas afetam a pele e membranas mucosas, tais como líquen plano (LP), a psoríase e a vasculite leucocitoclástica.

Um estudo conduzido por Esmail et al. (2015) teve como objetivo avaliar a eficácia de baixas doses de ribavirina no tratamento de manifestações mucocutâneas extra-hepáticas. Para isso, 30 pacientes com manifestações mucocutâneas devido à infecção crônica de HCV, não indicados para o tratamento com interferon, foram randomizados em dois grupos para serem:  grupo I, tratados com ribavirina (5-10 mg/kg por dia, dividido em 2 doses) e grupo II, tratados com esteroides por três meses, todos acompanhados por neste período. O escore que avalia o Índice Dermatológico de Qualidade de Vida foi mensurado antes e após o tratamento. Os resultados demonstraram uma melhoria mais significativa das lesões mucocutâneas no grupo I em comparação com o grupo II (p<0,01). Todas as lesões do grupo I apresentaram uma melhoria significativa, exceto a psoríase (p>0,05). O grupo I também apresentou uma melhoria significativa do Índice Dermatológico de Qualidade de Vida em comparação ao grupo II (p>0,05).

De acordo com os resultados, conclui-se que a baixa dose de ribavirina é eficaz no tratamento de manifestações extra-hepáticas mucocutâneas em pacientes com contraindicações ou acesso reprovado ao tratamento antiviral.



Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp