O material particulado (PM) é um dos principais poluentes nocivos do ar e consiste em uma mistura complexa de partículas sólidas e líquidas de vários tamanhos. Estudos recentes demonstraram que o PM pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças cutâneas, como dermatite atópica, eczema, envelhecimento e pigmentação da pele.
Resveratrol
O resveratrol é um composto polifenólico de ocorrência natural, sintetizado pelas plantas como resposta de defesa a estímulos estressores e infecções fúngicas.
1. O
resveratrol aplicado topicamente penetra na pele de maneira gradativa e é capaz
de manter sua eficiência antioxidante e anti-inflamatória;
2. O
resveratrol protege contra os danos induzidos pela radiação UVA e UVB;
3. Possui
propriedades anti-aging e hipopigmentantes;
4. Neutraliza e inibe a formação de Espécies Reativas de Oxigênio (EROs), tendo uma atividade antioxidante superior a vitamina E.
ü O resveratrol também suprimiu a resposta inflamatória
celular subsequente através da inibição da ativação da proteína quinase ativada
por mitogênio;
ü Consequentemente, o resveratrol reduziu a expressão das citocinas pró-inflamatórias cicloxigenase-2/prostaglandina E2 induzidas por PM, além das metaloproteinases de matriz (MMP) -1, MMP-9 e interleucina-8, que são conhecidas por serem mediadores centrais de várias condições inflamatórias e envelhecimento.
Conclusão
Os pesquisadores concluíram que o resveratrol inibe a resposta inflamatória induzida por PM nos queratinócitos humanos, e sugeriam que o resveratrol pode ter potencial para previnir problemas de pele relacionados à poluição do ar.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!