RESVERATROL INDUZ ALTERAÇÕES METABÓLICAS SIMILARES A DA RESTRIÇÃO CALÓRICA

Estudos Científicos
30/mar/2016


O resveratrol é um composto natural que afeta o metabolismo de energia e funcionamento mitocondrial, mimetizando uma restrição calórica, pelo menos em animais obesos.

Neste estudo 11 homens obesos saudáveis foram tratados com placebo ou 150 mg/dia resveratrol por 30 dias. O composto reduziu significativamente as taxas metabólicas durante o sono e o descanso. No músculo, o resveratrol ativou AMPK, aumentou os níveis de SIRT1 de proteína PGC-1, aumentou a atividade da citrato sintase sem alteração no conteúdo mitocondrial melhorando sua respiração muscular com substrato derivado de ácido graxo. Além disso, o resveratrol elevou os níveis de lipídios intramolecular e reduziu os níveis lipídicos intra-hepáticos, de glicose circulante, de triglicerídeos, de alanina-aminotransferase, e de marcadores da inflamação.


A pressão arterial sistólica diminuiu e o índice HOMA melhorou após resveratrol. No período pós-prandial a lipólise do tecido adiposo e os níveis plasmáticos de ácido graxos e glicerol diminuíram.

Esse estudo mostrou que 30 dias de suplementação de resveratrol induziu alterações metabólicas em seres humanos obesos, mimetizando os efeitos da restrição calórica.



Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp