Resveratrol e seus Possíveis Mecanismos na Dermatologia

Estudos Científicos
06/dez/2022

Benefício Antioxidante Anti-Inflamatório e Promove Inibição da Melanogênese


Uso do Resveratrol nos Processos de Envelhecimento da Pele

Apresenta Significativa Ação Despigmentante e Antioxidante

 

 O resveratrol é uma fitoalexina polifenólica natural e também um agente antirradical livre. Existem diversas plantas que são ricas em resveratrol, tais como uvas, amendoins e seus derivados, além de frutas que possuem a terminação em “berries” como, por exemplo, Blueberries. 


O resveratrol é um composto biologicamente ativo, o qual representa uma parte importante dos mecanismos de defesa das plantas, ou seja, é um composto químico de baixo peso molecular e antimicrobiano que é produzido pelas plantas. Para se obter o resveratrol sintético é necessário a realização de fermentação ou através da engenharia química, permitindo assim o baixo custo de obtenção da molécula. Na fermentação são utilizadas bactérias ou leveduras geneticamente modificadas, enquanto que na engenharia química a molécula de resveratrol é sintetizada com base em compostos orgânicos que reagem entre si. 

 

O resveratrol pode se apresentar de duas formas: ambas possuem os mesmos átomos, porém são agrupados de formas diferentes (estereoisométricos). Essa diferença dá origem aos dois tipos conhecidos por cis- e trans-. Nas plantas, há uma mistura destes dois isômeros, porém a isoforma trans é predominante na maioria dos casos.

 

Resveratrol e Envelhecimento da Pele

 

Estudos demonstram que o resveratrol pode ser um importante aliado na prevenção e no tratamento do envelhecimento cutâneo. Esse processo é uma consequência do processo fisiológico de declínio das funções do tecido conjuntivo, no qual o organismo perde uma porcentagem de colágeno anualmente, o que o torna mais rígido, além da ocorrência de uma diminuição no número de ancoragem de fibrilas, as fibras elásticas perdem força pela diminuição da elasticidade.


Estudo de Revisão Comprova:

Resveratrol Promove Benefícios Significativos para a Pele

 

Wen et al. (2020) conduziram um estudo de revisão que teve como objetivo avaliar os efeitos do resveratrol no controle dos distúrbios cutâneos. 


Mecanismos de Ação do Resveratrol:

 

Os mecanismos de ação do resveratrol incluem a ativação da sirtuína 1 e do fator nuclear eritróide 2 relacionado ao fator 2 (Nrf2) (considerado o regulador mestre da resposta antioxidante do organismo) e a inibição da sinalização da proteína quinase ativada por mitógeno. As evidências sugerem que o resveratrol pode ser uma alternativa valiosa não apenas para o cuidado diário da pele, mas também para a prevenção e tratamento de vários distúrbios cutâneos. Abaixo outras importantes ações do resveratrol.


- Resveratrol reduz a expressão de citocinas pró-inflamatórias TNF-a, IL-1, IL-6, IL-8 no qual tem demonstrado o seu efeito anti-inflamatório;


- Sua ação anti-radicais livres impede a oxidação do colágeno, substância que dá sustentação da pele, retardando a formação de rugas;

- Protege a pele do fotoenvelhecimento, pode reduzir significativamente o edema cutâneo resultante da exposição ao UVB, bloqueia a ativação da via NF- e a produção de peróxido de hidrogênio induzida pelo UVB;

-O efeito antienvelhecimento do resveratrol também foi observado durante um ensaio clínico de 12 semanas com 55 mulheres com idade entre 40 e 60 anos. Houve melhora na firmeza e na elasticidade da pele, suavizando as rugas finas e reduzindo a descoloração após 12 semanas de uso. Houve também um aumento da espessura dérmica e epidérmica através do impacto na maior produção de colágeno.


Referência:


WEN, S. et al. Role of Resveratrol in Regulating Cutaneous Functions. Evid Based Complement Alternat Med. 2020 Apr 14;2020:2416837. doi: 10.1155/2020/2416837. eCollection 2020.N, S. et al. Role of Resveratrol in Regulating Cutaneous Functions. Evid Based Complement Alternat Med. 2020 Apr 14;2020:2416837. doi: 10.1155/2020/2416837. eCollection 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp