Uso
do Resveratrol nos Processos de Envelhecimento da Pele
Apresenta
Significativa Ação Despigmentante e Antioxidante
O resveratrol é uma fitoalexina polifenólica natural e também um agente antirradical livre. Existem diversas plantas que são ricas em resveratrol, tais como uvas, amendoins e seus derivados, além de frutas que possuem a terminação em “berries” como, por exemplo, Blueberries.
O resveratrol é um composto biologicamente ativo, o qual
representa uma parte importante dos mecanismos de defesa das plantas, ou seja,
é um composto químico de baixo peso molecular e antimicrobiano que é produzido
pelas plantas. Para se obter o resveratrol sintético é necessário a realização
de fermentação ou através da engenharia química, permitindo assim o baixo custo
de obtenção da molécula. Na fermentação são utilizadas bactérias ou leveduras
geneticamente modificadas, enquanto que na engenharia química a molécula de
resveratrol é sintetizada com base em compostos orgânicos que reagem entre si.
O resveratrol pode
se apresentar de duas formas: ambas possuem os mesmos átomos, porém são
agrupados de formas diferentes (estereoisométricos). Essa diferença dá origem
aos dois tipos conhecidos por cis- e trans-. Nas plantas, há uma mistura destes
dois isômeros, porém a isoforma trans é predominante na maioria dos casos.
Resveratrol e
Envelhecimento da Pele
Estudos demonstram que o resveratrol pode ser um importante aliado na prevenção e no tratamento do envelhecimento cutâneo. Esse processo é uma consequência do processo fisiológico de declínio das funções do tecido conjuntivo, no qual o organismo perde uma porcentagem de colágeno anualmente, o que o torna mais rígido, além da ocorrência de uma diminuição no número de ancoragem de fibrilas, as fibras elásticas perdem força pela diminuição da elasticidade.
Estudo
de Revisão Comprova:
Resveratrol Promove Benefícios Significativos para a Pele
Wen et al. (2020) conduziram um estudo de revisão que teve como objetivo avaliar os efeitos do resveratrol no controle dos distúrbios cutâneos.
Mecanismos de Ação do
Resveratrol:
Os mecanismos de ação do resveratrol incluem a ativação da sirtuína 1 e do fator nuclear eritróide 2 relacionado ao fator 2 (Nrf2) (considerado o regulador mestre da resposta antioxidante do organismo) e a inibição da sinalização da proteína quinase ativada por mitógeno. As evidências sugerem que o resveratrol pode ser uma alternativa valiosa não apenas para o cuidado diário da pele, mas também para a prevenção e tratamento de vários distúrbios cutâneos. Abaixo outras importantes ações do resveratrol.
- Resveratrol reduz a expressão de citocinas pró-inflamatórias TNF-a, IL-1, IL-6, IL-8 no qual tem demonstrado o seu efeito anti-inflamatório;
WEN, S. et al. Role of Resveratrol in Regulating Cutaneous Functions. Evid Based Complement Alternat Med. 2020 Apr 14;2020:2416837. doi: 10.1155/2020/2416837. eCollection 2020.N, S. et al. Role of Resveratrol in Regulating Cutaneous Functions. Evid Based Complement Alternat Med. 2020 Apr 14;2020:2416837. doi: 10.1155/2020/2416837. eCollection 2020.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!