Pular 7 ondas não vai resolver os seus problemas
Gestão e Marketing
25/jan/2019
Saiba como ser o responsável pelo seu próprio sucesso em 2019
Nós estamos em um momento mercadológico favorável, mudança de governo, projeção de crescimento na casa dos 3% e a volta da confiança de consumo do consumidor. Só essas 3 notícias já poderiam fazer com que você tivesse uma boa perspectiva, certo? Errado! Pois o grande problema disso tudo é o que acontece dentro da sua mente.
Nesse ano de 2018 eu acompanhei alguns proprietários de farmácia de manipulação e suas atitudes perante o mercado, e comecei a notar a grande diferença de quem pensava positivo e quem tinha uma visão negativa sobre as coisas. Posso dizer que é muito louco isso, mas presenciei, por exemplo, empresários com grandes pepinos para resolver que, por pensar positivo, resolveram os problemas e seguiram em frente. Enquanto isso, empresários com pequenos problemas ficaram se afogando em tigelinha até tudo virar um “big problema”.
Vi também gente dobrar o faturamento e vi empresário colocar a farmácia à venda, vi gente perder tudo e o mercado se solidarizar, e com o pensamento positivo a farmácia dar a volta por cima. Resumindo: foi um ano de muitas experiências e viagens pelo Brasil, foi aquele ano de conhecer cada departamento e saber como é o dia a dia de verdade do proprietário e empresário de farmácia de manipulação.
Agora se você quer ter um 2019 fantástico, fique comigo aqui, leia a matéria até o fim e tenha a oportunidade de fazer um dos melhores anos da sua vida. Está curioso para saber qual é essa fórmula milagrosa?
Então vamos lá: 4 passos para ter um ano maravilhoso.
Passo 1 – Mude a sua mente e pare de procrastinar
Analisando alguns empresários que fizeram dinheiro em 2018, eu notei a capacidade que eles tinham de executar. Não preciso citar nomes, pois você, que está lendo, já conhece alguns desses superfarmacêuticos. Para mim, esse sem dúvidas é o maior pilar para fazer dinheiro em 2019: a capacidade de pegar ideias e colocar em prática desta minoria foi assustadora. Eu lembro que em algumas reuniões por Skype ou ligações, já no mesmo dia eu recebia uma foto provando que o projeto já estava sendo colocado em prática, ou seja, é preciso parar de ter preguiça e procrastinar.
Passo 2 – Tenha uma equipe que suporte seu crescimento
Outra coisa que eu notei em quem fez números interessantes foi a capacidade que tiveram de transformar a equipe, os funcionários em verdadeiros colaboradores, criar estratégias de treinamento, fazer investimento em desenvolvimento de pessoas, mudar de comportamento como proprietário e melhorar a proximidade da equipe. Essas ações fizeram empresários do nosso setor crescerem.
Notei que alguns empresários levaram a sério a definição do propósito da farmácia e, com isso, começaram a contratar pessoas com o mesmo. A construção de uma família corporativa fez com que a farmácia ganhasse uma nova postura, fidelizando os clientes e tornando o negócio muito mais rentável. Ou seja, a farmácia não é feira de números, ela é feita de pessoas e pessoas fazem números quando estão alinhadas com o propósito do seu negócio.
Passo 3 – Investir em Ferramentas que aumentem o faturamento
Outra coisa que eu notei em algumas farmácias que tiveram um bom ano foi levar a sério o departamento de visitação médica, trabalhar ativos de alto valor agregado e, com isso, aumentar a lucratividade da farmácia de manipulação. Outros ganhos foram percebidos através da visitação, como aumento do ticket médio, fidelização do prescritor e do paciente, não ficar na mão dos caçadores de orçamento e ainda fugir da concorrência desleal.
Achei fantástico coletar depoimentos que apontaram resultados já no 4º mês de trabalho na região Sul do Brasil, porém o mais fantástico foi ver uma farmacêutica proprietária de São Paulo, super comunicativa, ter medo de fazer visita e, depois de muita insistência, tomar coragem e já no primeiro dia mandar um áudio de 5 minutos contando como foi legal. Não preciso nem falar: hoje ela está arrebentando e a farmácia cresce a cada dia.
Outras ações, como fazer eventos para os prescritores e investir em marketing digital também ajudaram as farmácias a aumentar o seu faturamento. Todos nós sabemos que não é fácil usar o Instagram... Às vezes temos vergonha e muitas vezes não sabemos como começar, porém eu acompanhei casos de farmácias que começaram a fazer um bom trabalho e cresceram muito suas vendas por causa dessa ferramenta. Recebi recentemente uma farmácia de 100 anos aqui na Consulfarma a qual 60% do faturamento está no trabalho que eles fazem nas redes sociais. Que fantástico!
Essas ferramentas podem auxiliar muito o seu crescimento, mas para que isso aconteça você vai ter que fazer um bom planejamento e executá-lo.
Passo 4 – A vida é feita de equilíbrio
Uma vez um amigo meu, que é consultor do mercado, me disse: Neto, a vida de um empresário é assim - existem coisas que você faz, outras você delega e outras você contrata alguém para fazer. Isso ficou na minha cabeça e eu resolvi levar a sério, e posso afirmar que quando você aprende a delegar, é possível dar mais atenção para coisas mais importantes e começar a crescer de verdade. Muitos proprietários de farmácia estão tão atolados com funções operacionais que não têm tempo de fazer a farmácia crescer, sendo assim, se eu pudesse dar um conselho, seria: assuma seu real papel, você é pago para fazer o seu negócio prosperar. Sendo assim, não seja coadjuvante, seja protagonista.
Apenas pular 7 ondas não vai salvar a sua vida, porém se você aplicar esses 4 pilares em 2019 e ainda fizer uma boa gestão administrativa, eu tenho certeza que você terá um maravilhoso 2019. Este será um ano inesquecível para você, mas para que isso aconteça, a partir desse momento você terá que virar um executor e não mais um procrastinador.
2019 começou, então faça o que deve ser feito.