Probióticos Estimulam o Sistema Imune em Pacientes com Resfriado Comum

Estudos Científicos
21/jun/2021

Conheça um tratamento alternativo para o resfriado


Probióticos

Promovem Efeitos Benéficos no Sistema Imune

A microbiota intestinal humana é um fator importante para a saúde humana, com papéis evolutivamente conservados na imunidade, metabolismo, desenvolvimento e comportamento do hospedeiro.

Contém dezenas de trilhões de microrganismos, incluindo muitas espécies de bactérias conhecidas.

As células bacterianas superam as células humanos no corpo em aproximadamente 10 vezes, com 10 a 100 trilhões de microrganismos vivendo apenas no trato gastrintestinal (TGI).

Sistema Imune e Probióticos

O sistema imune é complexo e precisa ser mantido e constantemente estimulado por antígenos, a fim de reconhecer e neutralizar patógenos com eficiência. O sistema imune pode ser classificado em subsistemas, como imunidade inata versus adaptativa ou humoral versus mediada por células.

Probióticos

Atuam no equilíbrio do mecanismo de defesa do hospedeiro, incluindo respostas imunes inatas e adaptativas;

Devem ser seguros para uso e beneficiar a mucosa colônica do hospedeiro e a imunidade sistêmica.


Mecanismos dos Probióticos no Sistema Imune

à Produzem bacteriocinas e ácidos graxos de cadeia curta;

à Reduzem o pH intestinal;

à Colonizam e competem com patógenos por locais de ligação nas células epiteliais intestinais;

à Estimulam a função barreira mucosa e modulam o sistema imunológico.

 

Estudo Comprova

Probióticos Estimulam a Imunidade

Esse estudo unicêntrico, duplo-cego, randomizado, controlado e prospectivo avaliou os efeitos da suplementação probiótica em adultos que haviam contraído resfriado comum quatro ou mais vezes no ano anterior (ZHANG; YEH; JIN; DING et al., 2018).

Resultados:

  • A suplementação de probióticos reduziu significativamente a incidência de infecção do trato respiratório superior e sintomas de gripe com temperatura oral superior a 38°C comparado ao placebo;
  • Os indivíduos do grupo 1 tiveram níveis séricos significativamente mais altos de IFN-y e sIgA no intestino quando comparado ao placebo e início do estudo;
  • Além disso, foram observadas diferenças significativas no IL-4, IL-10, IgA, IgG ou IgM entre os grupos probiótico e placebo.

Conclusão:

Os resultados do estudo demonstraram que os probióticos são seguros e eficazes contra o resfriado comum e infecções respiratórias semelhantes à gripe, estimulando o sistema imunológico.


Referências:

ZHANG, H.; YEH, C.; JIN, Z.; DING, L. et al. Prospective study of probiotic supplementation results in immune stimulation and improvement of upper respiratory infection rate. Synth Syst Biotechnol, 3, n. 2, p. 113-120, Jun 2018.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp