Probiótico no Declínio Cognitivo em Adultos de Meia-Idade e Idosos

Estudos Científicos
08/out/2024

Lactobacillus rhamnosus Melhora o Escore Cognitivo Total


Lactobacillus Promove Melhora dos Processos Cognitivos

Reduz o Declínio das Funções Cerebrais

 

O declínio nas habilidades mentais é normal com o avanço da idade e coincide com mudanças na estrutura e função do cérebro, incluindo reduções no volume cerebral global e regional.

 

Relação da Microbiota com a Cognição

 

A disbiose (um estado da microbiota intestinal no qual as proporções de bactérias são atípicas, resultando em desordens e doenças) foi associada a uma série de condições médicas, incluindo doença inflamatória intestinal (DII), doença cardiovascular e distúrbios metabólicos e autoimunes, dos quais foram associados a uma pior função cognitiva. Além disso, o processo de envelhecimento está ligado ao declínio progressivo na diversidade da microbiota intestinal e nas proporções da microbiota central.

 

O intestino, a microbiota intestinal e o cérebro formam um sistema interconectado de processos e comunicação conhecido como eixo cérebro-intestino-microbioma. Esse sistema complexo envolve a sinalização bidirecional por meio de várias vias que influenciam a produção de neurotransmissores. As bactérias do intestino parecem influenciar o cérebro alterando a sinalização do eixo por meio de ácidos biliares, marcadores inflamatórios e metabólitos. Alguns desses ácidos foram associados ao volume cerebral, a deposição de beta-amiloide e ao desenvolvimento posterior da doença de Alzheimer. Metabólitos de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) modulam a neurotransmissão, impactando a síntese de noradrenalina e dopamina, além de induzirem a ativação do nervo neuronal. A cepa probiótica de Lactobacillus rhamnosus atua por mecanismos diretos e indiretos, afetando a saúde do cérebro e a função cognitiva. A suplementação dessa bactéria foi associada à redução da ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo e comportamentos depressivos em modelos de camundongos e foi ligada a um risco reduzido de se desenvolver distúrbios neuropsiquiátricos em crianças.


Estudo Demonstra
Probióticos são Benéficos na Cognição em Adultos de Meia-Idade e Idosos

 

Esse estudo duplo-cego, placebo-controlado e randomizado teve como objetivo avaliar os benefícios da suplementação probiótica em adultos saudáveis de meia-idade e mais velhos (SANBORN; AZCARATE-PERIL; UPDEGRAFF; MANDERINO et al., 2020). 


Parâmetros Avaliados:

 

Ø  Testes estatísticos foram utilizados para comparar os grupos e examinar as mudanças ao longo do tempo;

Ø  O desfecho primário foi a mudança nos escores do Toolbox Total Cognition desde o início até o fim da terapia.

 

Resultados:

As análises estatísticas revelaram que pessoas com deficiência cognitiva que consumiram probióticos exibiram uma melhora maior nos escores cognitivos do que os indivíduos com deficiência cognitiva que utilizaram placebo.

 

Conclusão:

A suplementação probiótica com Lactobacillus rhamnosus promoveu melhora do desempenho cognitivo em adultos de meia-idade e idosos com comprometimento cognitivo. Essa suplementação não apresenta efeitos colaterais significativos e pode ser um novo método para proteger a saúde cognitiva no envelhecimento.


Referências:


SANBORN, V.; AZCARATE-PERIL, M. A.; UPDEGRAFF, J.; MANDERINO, L. et al. Randomized Clinical Trial Examining the Impact of Lactobacillus rhamnosus GG Probiotic Supplementation on Cognitive Functioning in Middle-aged and Older Adults. Neuropsychiatr Dis Treat, 16, p. 2765-2777, 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp