Picnogenol Melhora a Função Cognitiva no Parkinson

Estudos Científicos
31/mai/2021

Entenda ação do ativo em pacientes diagnosticados com a doença


Suplementação de Picnogenol no Parkinson

Apresenta Ação Antioxidante e Anti-inflamatória

A doença de Parkinson é uma moléstia progressiva de causa desconhecida, com características motoras que incluem tremor de repouso, rigidez, bradicinesia e alterações posturais. Mas o comprometimento cognitivo é comum mesmo nos indivíduos não dementes. Somando-se a isso, o Parkinson associa-se a um aumento de risco de desenvolver demência. O uso de alguns suplementos pode auxiliar na melhora da função cognitiva devido ao aumento da capacidade antioxidante.

Picnogenol Melhora a Função Cognitiva no Parkinson

O picnogenol se refere a uma mistura específica de procianidinas, oligômeros da catequina e da epicatequina e seus ésteres com ácido gálico, extraídos da casca do pinho marítimo francês (Pinus pinaster).

Estudos têm reportado que a suplementação com picnogenol age como potente antioxidante, reduzindo o estresse oxidativo. Outra propriedade importante desta substância é a sua capacidade anti-inflamatória que em conjunto com a melhora do fluxo sanguíneo cerebral apresenta vantagens em pacientes com função cognitiva deteriorada devido principalmente à idade.

O Picnogenol Promove:

  •  Ação Anti-inflamatória, antioxidante e antiedema;
  • Reduz os níveis plasmáticos de PCR (proteína C-reativa) e controla de maneira significativa os radicais livres;
  •  Promove aumento do fluxo sanguíneo cerebral.

Promovendo melhora da função cognitiva, da atenção e do humor em pacientes saudáveis e idosos (Cesarone et al., 2020).


Estudo Comprova:

Suplementação com Picnogenol Auxilia na Melhora de Alguns Parâmetros de Pacientes com Parkinson

Esse conduzido por Cesarone et al. (2020) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de picnogenol como auxiliar na prevenção da perda da função cognitiva em indivíduos com Parkinson. 

Resultados:

Ø  Após quatro semanas, os sintomas relacionados com a função cognitiva foram atenuados no grupo que recebeu o picnogenol quando comparado com o grupo tratado apenas com a terapia padrão (p<0,05);

Ø  O estresse oxidativo foi reduzido de maneira significativa no grupo tratado com picnogenol quando comparado com o grupo 2;

Ø  Além dos aspectos cognitivos, a função motora e postural apresentou melhora significativa após as quatro semanas de terapia com picnogenol em relação ao grupo que recebeu apenas a terapia padrão;

Ø  O edema periférico estava presente em todos os pacientes na inclusão. No grupo que recebeu a terapia padrão e o picnogenol o edema melhorou em praticamente todos os pacientes permanecendo inalterado em quatro indivíduos.

Conclusão:

A suplementação com picnogenol auxiliou na estabilização neurológica e na melhora da função neurológica (aspectos motores e posturais). Houve melhora também do edema periférico nas pacientes participantes do estudo. 


Referências Bibliográficas:

CESARONE, MR. et al. Supplementary management with Pycnogenol® in Parkinson's disease to prevent cognitive impairment. J Neurosurg Sci. 2020 Jan 20. 


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp