Opção Fitoterápica para Pacientes com Tolerância à Glicose Diminuída

Estudos Científicos
27/ago/2023

Gymnema sylvestre Melhora a Sensibilidade à Insulina, Perfil Lipídico e Parâmetros Antropométricos


G. sylvestre

Benefícios na Tolerância à Glicose Diminuída

 

 

A tolerância à glicose diminuída (IGT) é um estado de transição para o diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e está relacionada à resistência à insulina no fígado e à sensibilidade normal à insulina no músculo, além de uma redução acentuada na secreção de insulina.


Diversos estudos também relacionaram a IGT a um aumento significativo no risco de desenvolver DM2 e na prevalência de doenças cardiovasculares em comparação com indivíduos normoglicêmicos.


Gymnema sylvestre


A Gymnema sylvestre é uma planta medicinal pertencente à família Asclepiadaceae e é utilizada na medicina ayurvédica e na medicina complementar e alternativa. Suas folhas apresentam uma ampla gama de efeitos terapêuticos devido aos ácidos gimnêmicos (principais compostos).


Além disso, a G. sylvestre é amplamente utilizado como um tratamento naturopático para diabetes, e demonstrou outros usos importantes, como hipolipemiante, antiviral, diurético, antialérgico, antibiótico e como suplemento para perda de peso.


Estudos clínicos e pré-clínicos reportaram que a G. sylvestre melhora os componentes da síndrome metabólica por meio de diversos mecanismos de ação.


Estudo Comprova

O objetivo desse estudo clínico, randomizado, duplo-cego e placebo-controlado foi avaliar os efeitos da G. sylvestre no controle glicêmico, secreção de insulina e sensibilidade à insulina em pacientes com tolerância à glicose diminuída (IGT).


Resultados

ü  Houve uma redução significativa no TOTG de 2 h (9,1±1,2 vs. 7,8 ± 1,7 mmol / L), HbA1C (5,8±0,3% vs. 5,4±0,4%), peso corpora, índice de massa corporal e níveis de lipoproteína de baixa densidade no grupo G. sylvestre, com um incremento no índice de Matsuda (1,8±0,8 vs. 2,4±1,2);

ü  Ao final da intervenção, 46,7% dos pacientes obtiveram valores normais de A1C.

 

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que a administração de G. sylvestre em pacientes com IGT diminuiu TOTG de 2 horas e HbA1C, aumentando a sensibilidade à insulina. Além disso, houve melhora nas medidas antropométricas e no perfil lipídico. 


Referências bibliográficas

GAYTÁN MARTÍNEZ, L. A.; SÁNCHEZ-RUIZ, L. A.; ZUÑIGA, L. Y.; GONZÁLEZ-ORTIZ, M. et al. Effect of Gymnema sylvestre Administration on Glycemic Control, Insulin Secretion, and Insulin Sensitivity in Patients with Impaired Glucose Tolerance. J Med Food, May 27 2020.






 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp