Ômega-3 Reduz o Comportamento Impulsivo no TDAH

Estudos Científicos
05/jul/2021

Confira mais sobre a ação do ativo em pacientes hiperativos


TDAH

Benefícios do Ômega-3

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é distúrbio de desenvolvimento neural, que se caracteriza um padrão persistente de falta de atenção e/ou hiperatividade e impulsividade.

É um dos distúrbios do desenvolvimento neurológico mais comuns em crianças e persiste até a idade adulta em mais de 50% dos casos.

Dieta e TDAH

A associação entre padrões alimentares e TDAH foi analisada em alguns estudos, nos quais foi observado que práticas alimentares não saudáveis (ou seja, alta ingesta de açúcar refinado e gorduras saturadas, e redução de vegetais e frutas) estão associadas ao TDAH (SAN MAURO MARTIN; SANZ ROJO; GONZALEZ COSANO; CONTY DE LA CAMPA et al., 2019).

Benefícios do Ômega-3 e o TDAH

Os ácidos graxos ômega-3 são os maiores componentes das membranas neuronais e regulam propriedades importantes, como sobrevivência neuronal, fluidez de membrana, neurotransmissão, neurogênese e plasticidade sináptica.

Particularme o EPA e DHA são precursores de autacoides específicos, conhecidos como resolvinas, que estão envolvidas na resolução da inflamação, e estão inversamente relacionadas com os níveis de citocinas pró-inflamatórias (INFANTE; SEARS; RIZZO; MARIANI CERATI et al., 2018).


Estudo Comprova

Ômega-3 Reduz o Comportamento Impulsivo no TDAH

Esse estudo teve como objetivo avaliar a progressão do comportamento impulsivo em crianças com TDAH após 8 semanas de intervenção com a dieta do Mediterrâneo e/ou suplementação de ômega-3 (SAN MAURO MARTIN; SANZ ROJO; GONZALEZ COSANO; CONTY DE LA CAMPA et al., 2019).

Resultados:

ü  A suplementação de ômega-3 promoveu redução significativa no total do 11-item the Barratt Impulsiveness Scale (BIS-11c) adaptada para crianças;

ü  Os escores cognitivos totais diminuíram ligeiramente nos grupos de dieta e suplementação;

ü  Apenas o grupo controle mostrou uma diminuição considerável no escore motor total;

Conclusão:

A suplementação de 550 mg de EPA e 225 mg de DHA durante 8 semanas foi associada a um comportamento impulsivo menos acentuado em crianças com TDAH. Além disso, a dieta do Mediterrâneo pode melhorar a pontuação do BIS.


Referências:

INFANTE, M.; SEARS, B.; RIZZO, A. M.; MARIANI CERATI, D. et al. Omega-3 PUFAs and vitamin D co-supplementation as a safe-effective therapeutic approach for core symptoms of autism spectrum disorder: case report and literature review. Nutr Neurosci, p. 1-12, Dec 13 2018.

SAN MAURO MARTIN, I.; SANZ ROJO, S.; GONZALEZ COSANO, L.; CONTY DE LA CAMPA, R. et al. Impulsiveness in children with attention-deficit/hyperactivity disorder after an 8-week intervention with the Mediterranean diet and/or omega-3 fatty acids: A randomised clinical trial. Neurologia, Dec 26 2019.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp