Óleo de Oliva Previne o Surgimento da Úlcera de Pressão

Estudos Científicos
12/fev/2021

Entenda a ação do óleo na prevenção contra úlceras


Úlcera por Pressão

Propriedades do Óleo de Oliva

As úlceras por pressão (UP) são um problema importante para os sistemas de saúde, devido ao seu impacto negativo na saúde e na qualidade de vida dos pacientes, as repercussões sócio-ocupacionais nos cuidadores e seu elevado consumo de recursos, além de ações judiciais relacionadas a essa má condição.

A prevenção de UP inclui a avaliação e o cuidado da pele. A pele seca é considerada um fator de risco independente significativo para o início da UP, enquanto a pele lisa é mais resistente a pressões externas. As medidas recomendadas para cuidados com a pele incluem:

Ø  Aplicação tópica de produtos hidratantes;

Ø  Ácidos graxos hiperoxigenados (HOFAs);

Ø  Cremes de silicone.

Os benefícios da aplicação tópica de ácidos graxos essenciais para prevenir e tratar diferentes lesões cutâneas estão bem elucidadas. Verificou-se que melhora a hidratação e a elasticidade da pele e evita sua ruptura nos casos de deficiência nutricional.

Óleo de Oliva

Vários tipos de óleos têm sido usados para os cuidados com a pele em pacientes, incluindo o óleo de oliva, que é rico em ácidos graxos essenciais, como ácidos oleico e linoléico, fitoesteróis e esqualeno, conferindo propriedades importantes para a pele.

Ø  Melhora a hidratação;

Ø  Exerce uma ação protetora;

Ø  Emoliente;

Ø  Regenerador.

Estudos experimentais demonstraram que o óleo de oliva exerce efeitos benéficos sobre a pele e pode promover a cicatrização de úlceras.


Estudo Comprova

Óleo de Oliva Previne o Surgimento da Úlcera de Pressão

Díaz-Valenzuela et al., (2019) conduziram um estudo clínico multicêntrico, randomizado, controlado e duplo-cego para comparar a eficácia terapêutica da aplicação tópica de uma solução de óleo de oliva na prevenção de úlceras de pressão. 

Para isso, 537 pacientes residentes de casas de repouso foram selecionados e divididos em dois grupos, nos quais receberam durante 30 dias ou até o início da progressão da úlcera: Grupo 1 (Óleo de Oliva) e Grupo 2 (Ácidos graxos hiperoxigenados).

Resultados:

ü  A incidência de úlcera por pressão foi de 4,18% no grupo de azeite contra 6,57% no grupo controle, com uma diferença de incidência de -2,39% (IC 95% = -6,40 a 1,56%);

ü  Não foram observados efeitos adversos no grupo do azeite.


Conclusão:

A aplicação tópica com óleo de oliva demonstrou ser uma terapia segura e eficaz na prevenção da úlcera de pressão. 



Referências:

Díaz-Valenzuela A1,2, García-Fernández FP3,4, Carmona Fernández P1,5, Valle Cañete MJ1, Pancorbo-Hidalgo PL2,4. Effectiveness and safety of olive oil preparation for topical use in pressure ulcer prevention: Multicentre, controlled, randomised, and double-blinded clinical trial. Int Wound J. 2019 Dec;16(6):1314-1322. doi: 10.1111/iwj.13191. Epub 2019 Sep 2.



à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.


o de Oliva


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp