Psoríase
Benefícios de Componentes Hidratantes
A psoríase é uma doença de pele crônica, inflamatória e
proliferativa, caracterizada por placas eritemoescamosas, ressecamento da pele
e vários graus de prurido. Com seus episódios intermitentes de exacerbação e
remissão, a psoríase tem um impacto substancial na saúde de qualidade de vida
dos indivíduos.
Componentes Hidratantes para a Pele com Psoríase
Ceramidas
Principais constituintes dos lipídeos livres extraíveis presentes no estrato córneo (SC) que desempenham um papel essencial na estruturação e manutenção da função barreira da pele. Além disso, servem como moléculas de sinalização intracelular, mediando vários processos biológicos, como proliferação, diferenciação, apoptose e resposta imunológica.
® Baixos
níveis de serina palmitoil transferase (SPT), uma enzima crítica para a
biossíntese de ceramidas, foram detectados na pele com lesões de psoríase;
® Além disso, observou-se que a diminuição nos níveis de ceramidas é proporcional à área da psoríase e aos escores do índice de gravidade (PASI).
Ácido Linoleico
Atua como agonista do receptor alfa ativado por proliferador de peroxissoma (PPAR-a). A ativação de PPAR, um receptor nuclear expresso pelos queratinócitos, é responsável por regular a proliferação dos queratinócitos, inflamação e homeostase da barreira cutânea, aumentando o metabolismo e a síntese de lipídeos epidérmicos.
Portanto, as formulações contendo ceramidas e ácido linoleico têm o potencial de normalizar a composição e organização lipídica e melhorar as condições de pele na psoríase.
Estudo
Comprova
Creme Hidratante é Benéfico como Terapia de Manutenção na
Psoríase
Esse estudo multicêntrico, randomizado e controlado teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança de um hidratante contendo ácido linoleico e ceramidas para psoríase vulgar leve a moderada (LI; YANG; ZHENG; GU et al., 2020).
Resultados:
ü O desfecho primário, a resposta em Psoriasis
Area and Severity Index 50 (PASI 50), demonstrou superioridade do grupo 2
com menor taxa de recidiva na semana 8;
ü O uso do hidratante de ácido linoleico e ceramidas como terapia de manutenção resultou em uma melhoria contínua no estado clínico em termos de área de superfície corporal, PASI, avaliação dos investigadores sobre secura e descamação da pele, pontuação da Physician Global Assessment of Psoriasis e qualidade de vida dos pacientes.
Conclusão:
O hidratante contendo ácido linoleico e ceramidas é um agente promissor para prevenir e tratar a psoríase, pois aumenta o efeito terapêutico induzido por glicocorticoides tópicos e retarda a recidiva.
Referência:
LI, X.; YANG, Q.; ZHENG, J.; GU,
H. et al. Efficacy and safety of a
topical moisturizer containing linoleic acid and ceramide for mild-to-moderate
psoriasis vulgaris: A multicenter randomized controlled trial. Dermatol
Ther, p. e14263, Sep 1 2020.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!