Novo Creme Hidratante com Eficácia Comprovada na Psoríase

Estudos Científicos
09/ago/2022

Aumenta o Efeito Terapêutico Induzido por Glicocorticoides Tópicos e Retarda Recidivas


 Psoríase

Benefícios de Componentes Hidratantes


A psoríase é uma doença de pele crônica, inflamatória e proliferativa, caracterizada por placas eritemoescamosas, ressecamento da pele e vários graus de prurido. Com seus episódios intermitentes de exacerbação e remissão, a psoríase tem um impacto substancial na saúde de qualidade de vida dos indivíduos.

 

Componentes Hidratantes para a Pele com Psoríase


Ceramidas


Principais constituintes dos lipídeos livres extraíveis presentes no estrato córneo (SC) que desempenham um papel essencial na estruturação e manutenção da função barreira da pele. Além disso, servem como moléculas de sinalização intracelular, mediando vários processos biológicos, como proliferação, diferenciação, apoptose e resposta imunológica.


®  Baixos níveis de serina palmitoil transferase (SPT), uma enzima crítica para a biossíntese de ceramidas, foram detectados na pele com lesões de psoríase;

® Além disso, observou-se que a diminuição nos níveis de ceramidas é proporcional à área da psoríase e aos escores do índice de gravidade (PASI).


Ácido Linoleico


Atua como agonista do receptor alfa ativado por proliferador de peroxissoma (PPAR-a). A ativação de PPAR, um receptor nuclear expresso pelos queratinócitos, é responsável por regular a proliferação dos queratinócitos, inflamação e homeostase da barreira cutânea, aumentando o metabolismo e a síntese de lipídeos epidérmicos.


Portanto, as formulações contendo ceramidas e ácido linoleico têm o potencial de normalizar a composição e organização lipídica e melhorar as condições de pele na psoríase.


Estudo Comprova

Creme Hidratante é Benéfico como Terapia de Manutenção na Psoríase

 

Esse estudo multicêntrico, randomizado e controlado teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança de um hidratante contendo ácido linoleico e ceramidas para psoríase vulgar leve a moderada (LI; YANG; ZHENG; GU et al., 2020).


Resultados:

ü  O desfecho primário, a resposta em Psoriasis Area and Severity Index 50 (PASI 50), demonstrou superioridade do grupo 2 com menor taxa de recidiva na semana 8;

ü  O uso do hidratante de ácido linoleico e ceramidas como terapia de manutenção resultou em uma melhoria contínua no estado clínico em termos de área de superfície corporal, PASI, avaliação dos investigadores sobre secura e descamação da pele, pontuação da Physician Global Assessment of Psoriasis e qualidade de vida dos pacientes.


Conclusão:

O hidratante contendo ácido linoleico e ceramidas é um agente promissor para prevenir e tratar a psoríase, pois aumenta o efeito terapêutico induzido por glicocorticoides tópicos e retarda a recidiva.


Referência:

LI, X.; YANG, Q.; ZHENG, J.; GU, H. et al. Efficacy and safety of a topical moisturizer containing linoleic acid and ceramide for mild-to-moderate psoriasis vulgaris: A multicenter randomized controlled trial. Dermatol Ther, p. e14263, Sep 1 2020.









Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp