Cistite Aguda Não
Complicada
Benefícios da Nova Combinação Oral
A cistite aguda não complicada corresponde a um subconjunto de infecções
do trato urinários (ITUs), incluindo cistite de início recente ou recorrente em
mulheres não grávidas, em pacientes do sexo feminino sem anormalidades
anatômicas ou funcionais relevantes do trato urinário, que não estejam
relacionadas a cateteres urinários de demora e na ausência de comorbidades
relevantes, tais como doenças renais, imunocomprometedoras ou diabetes (PUGLIESE; ACAMPORA;
PORRECA; SCHIPS et al., 2020).
Nova Combinação Oral
A D-manose é eficaz no tratamento da infecção urinária causada por E. coli (bactéria formada por fímbrias do tipo I – as fímbrias são filamentos presentes nas bactérias com função de aderência).
Melhora a colonização vaginal de Lactobacilos, um mecanismo de defesa natural contra infecções do trato urinário. Em particular, o Lactobacillus pode prevenir a aderência, crescimento e colonização de bactérias uropatogênicas.
Frutooligossacarídeos
Prebióticos que estimulam o crescimento e atividade de bactérias intestinais no intestino grosso, agindo como substrato para elas.
Resultados:
ü Na visita T1 (15 dias após o tratamento), todos os sintomas ou a maioria deles desapareceram em 10 mulheres e na visita T2 (30 dias) em 30 mulheres;
ü Alguns sintomas ainda permaneceram em 16 mulheres no T1 e em 3 mulheres no T2;
ü A persistência de todos os sintomas ou a piora o quadro foi observada em 7 pacientes no T1 e em nenhuma no T2;
ü A média dos escores reportados de todas as subescalas de Acute Cystitis Symptom Score (ACSS) diminuíram significativamente entre o início, T1 e T2. Os sintomas típicos diminuíram de 11,5 para 4,9 e 2,7. Os sintomas diferenciais diminuíram de 3,1 para 0,6 e 0,3.
ü A média dos escores de qualidade de vida também reduziram de 7,2 para 4,0 e 1,7;
ü Seis pacientes precisaram de antibióticos e nenhum efeito adverso foi reportado.
Conclusão
Esse estudo sugere que essa nova combinação pode auxiliar no gerenciamento dos sintomas de cistite aguda em mulheres, sem antibióticos e na maioria dos casos.
Referências bibliográficas
PUGLIESE, D.; ACAMPORA, A.; PORRECA, A.; SCHIPS, L. et al. Effectiveness of a novel oral combination of D-Mannose, pomegranate extract, prebiotics and probiotics in the treatment of acute cystitis in women. Arch Ital Urol Androl, 92, n. 1, p. 34-38, Apr 6 2020.
KRANJCEC, B.; PAPES, D.; ALTARAC,
S. D-mannose powder for prophylaxis of recurrent urinary tract infections in
women: a randomized clinical trial. World
J Urol, 32, n. 1, p. 79-84, Feb 2014.
Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.
Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector.
Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP.
Fundador do Cosmético Seguro.