O resveratrol é um composto polifenólico de ocorrência natural que demonstrou efeitos benéficos na prevenção e tratamento de uma ampla variedade de doenças metabólicas.
Mecanismos do Resveratrol
® Ativa o gene da sirtuína 1 (SIRT1), inibindo a acetilação da ReIA e promovendo a degradação da proteína inibitória kBa, que diminui a expressão do NF-kB induzida por TNF-a, interleucina-1ß, IL-6 e metaloproteinases;
® Aumenta a produção de óxido nítrico endotelial pela upregulation da expressão de óxido nítrico sintase (eNOS);
® Reduz o estresse oxidativo endotelial e a síntese de endotelina-1,
prevenindo a rigidez arterial e a remodelação vascular;
® Melhora a homeostase da glicose e diminui a resistência à insulina.
A PON-1 é uma enzina associada ao HDL-colesterol e apresenta
ação na hidrólise do LDL-colesterol oxidado e é conhecida por suas capacidades
ateroprotetoras. Além disso, esta enzima desempenha um papel crítico na
proteção contra o estresse oxidativo relacionado com doenças, incluindo doença
cardiovascular, a maior causa de mortalidade entre os pacientes com diabetes.
Em pacientes com diabetes a atividade da PON-1 está diminuída.
O resveratrol aumenta a atividade da PON-1 por meio de vários fatores como: aumento da enzima carnitina palmitoil transferase-1, redução da acetil-CoA carboxilase e diminuição da expressão gênica da ácido graxo sintase. O substrato ADMA é formado depois da proteólise de proteínas contendo resíduos de arginina metilados. Os níveis plasmáticos elevados de ADMA têm sido relatados em pacientes com fatores de risco vascular, possuindo valor preditivo para eventos cardio e cerebrovasculares e também a ADMA é considerada como um biomarcador da hipertensão arterial. Níveis aumentados de ADMA estão associados com doenças relacionadas ao estresse oxidativo e com a disfunção endotelial.
Suplementação de Resveratrol Reduz os Níveis de ADMA e
Melhora a Atividade da Enzima PON-1
Um estudo conduzido por Tabatabaie et al. (2020) avaliou os efeitos da suplementação de resveratrol nos níveis séricos de Dimetilarginina Assimétrica (ADMA) e de atividade da paraoxonase-1 (PON1) em indivíduos com diabetes tipo 2.
Resultados:
Ø Os resultados mostraram que houve uma significativa redução dos níveis séricos de ADMA (-0,16 – p<0,001) e melhora na atividade da enzima PON-1 (15,39 – p<0,001) comparado com o placebo, após ajustes de fatores (idade, gênero e IMC).
Conclusão:
De acordo com os resultados oito semanas de suplementação com resveratrol pode produzir efeitos benéficos nos níveis séricos de ADMA e PON-1 em pacientes com diabetes tipo 2.
Referências
TABATABAIE, M. et al. The effect of resveratrol supplementation on serum levels of asymmetric
de-methyl-arginine and paraoxonase 1 activity in patients with type 2 diabetes:
A randomized, double-blind controlled trial. Phytother Res. 2020 Mar 6.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!