Níveis Normais de Vitamina D estão Associados com Menor Risco de Estrias na Gravidez

Estudos Científicos
02/jun/2021


Estrias na Gravidez

Relação dos Níveis de Vitamina D

A estria na gravidez é um problema de pele comum e uma preocupação estética para muitas mulheres. É clinicamente caracterizada por lesões lineares vermelhas ou brancas no abdômen, seios, nádegas, quadris e coxas, especialmente após 24 semanas de gestação.

Possíveis Fatores Etiopatogênicos

Evidências:

Pesquisadores encontraram baixos níveis séricos de relaxina em mulheres na 36ª semana de gestação com estrias comparado a mulheres sem esses achados;

Outras evidências demonstraram aumento dos níveis de colagenase-2 associada a estria na gravidez apenas, ou secundariamente ao aumento de Índice de Massa Corporal (IMC) em gestantes na 38ª semana de gravidez.

Vitamina D

Embora o 1,25(OH)2D3 seja a forma biologicamente ativa, a 25-hidroxivitamina D ou 25(OH)D reflete melhor todas as fontes de exposição à vitamina D e é um indicador estável para prever o status da vitamina D.

1,25(OH)2D3

Auxilia na manutenção da barreira de permeabilidade da epiderme;

Estimula a proliferação e diferenciação de queratinócitos na epiderme humana, e crescimento de fibroblastos na derme humana. 


Estudo Comprova

Níveis Normais de 25(OH)D Diminuem o Risco de Estrias na Gravidez

Esse estudo avaliou a associação entre os níveis de 25-hidroxivitamina D (25(OH)D) e a presença e severidade de estrias na gravidez em mulheres primigestas (HOCAOGLU; HOCAOGLU; AKDENIZ, 2020).

Resultados:

ü  A média dos níveis séricos de 25(OH)D em mulheres com estrias foi 17,69±9,81 ng/mL e em mulheres sem estrias foi de 21,18±11,71 ng/mL;

ü  Após ajuste de fatores de confusão, a análise de regressão logística multivariada mostrou que mulheres com valores séricos normais de 25(OH)D (=30 ng/mL) tem menor risco de apresentar estrias na gravidez do que mulheres com níveis mais baixos (<20 ng/mL);

Conclusão:

Esse é o primeiro estudo que demonstrou que valores séricos normais de 25(OH)D estão associados a um risco menor de apresentar estrias na gravidez comparado a níveis baixos. Portanto, o manejo da deficiência de vitamina D pode ajudar a prevenir a estria na gravidez em mulheres primigestas.


Referências:

HOCAOGLU, E.; HOCAOGLU, M.; AKDENIZ, E. Association between serum 25-hydroxyvitamin D levels and the presence and severity of striae gravidarum in primigravid women. J Cosmet Dermatol, Mar 30 2020.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp